PAIO PIRES»» Homenagem na Assembleia Municipal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 9 de julho de 2015

PAIO PIRES»» Homenagem na Assembleia Municipal

Na sua reunião de 30 de Junho...

TRABALHO DESENVOLVIDO FOI RECONHECIDO PELA ASSEMBLEIA MUNICIPAL POR UNANIMIDADE

A Assembleia Municipal reunida no dia 30 de Junho de 2015 aprovou por unanimidade uma saudação ao Paio Pires Futebol Clube, seus associados, dirigentes e atletas do passado e presentes, bem como à população de Aldeia de Paio Pires, pelos seus gloriosos 90 anos de história manifestando o desejo e a vontade de prosseguir uma política desportiva e social que encontra no Movimento Associativo Popular, um parceiro indispensável na materialização do desporto para todos e da participação popular na construção de uma vida melhor.

 Na saudação é feito um historial do clube, desde a sua fundação até aos dias de hoje, e uma referência especial às personalidades que ao longo dos anos mais se destacaram ao serviço do clube que movimenta actualmente cerca de 350 atletas.

Fundado a 6 de Junho de 1925, na sequência da fusão de dois ou três grupos populares que representavam a Aldeia de Paio Pires nos torneios amadores, o clube começou por chamar-se Portugal Foot Ball Club Aldeense mas aquando da tentativa de registo na Associação de Futebol de Lisboa, à qual pertencia então o distrito de Setúbal, o nome não foi aceite porque já existiu outro clube com o nome de Portugal [Sporting]. Em Assembleia Geral os associados optaram então pelo nome de Paio Pires Futebol Clube.

O primeiro campo de futebol estava situado no Vale da Abelha que viria a ser arrendado para cultivo agrícola. Mais tarde, o clube passou a jogar numa parcela de terreno situado na Quinta da Ribeira [onde permaneceu cerca de 30 anos], junto à Siderurgia Nacional e nos anos sessenta regressou ao Vale da Abelha alugando o terreno que viria depois a ser doado pelo proprietário. Em Dezembro de 1972 foi inaugurada a instalação eléctrica num jogo disputado com o Barreirense, em 1976 foi construída a Praça de Touros e no dia 24 de Maio de 2009 foi inaugurado o relvado sintético no Vale da Abelha. Também a sede social passou por vários locais até se fixar no lugar onde actualmente se encontra.

No seu palmarés, o paio Pires Futebol Clube conta com dois títulos de campeão distrital da 1.ª Divisão (1969/1970 e 1982/1983) e dois títulos de campeão distrital da 2.ª Divisão (1959/1960 e 2010/2011). Após a subida em 1970 permaneceu 12 épocas consecutivas na 3.ª divisão nacional.



Eis o teor da homenagem feita pelos deputados municipais ao Paio Pires Futebol Clube.





Post Bottom Ad

Responsive Ads Here