CICLISMO»» Prova internacional na Arrábida - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 15 de junho de 2015

CICLISMO»» Prova internacional na Arrábida

Em Outubro, com partida e chegada no Castelo de Palmela... 


PROVA INTERNACIONAL DE CICLISMO SUBLINHA POTENCIALIDADES DA REGIÃO


O Castelo de Palmela vai ser o ponto de partida e chegada da 1.ª edição da Granfondo da Arrábida que percorrerá as estradas da serra no dia 11 de Outubro. Trata-se de uma prova aberta de ciclismo de estrada, de carácter internacional, promovida pela Lima e Limão Cycling Services, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, Associação de Ciclismo de Setúbal e Federação Portuguesa de Ciclismo.

A primeira edição do evento foi apresentada, publicamente, no dia 12 de Junho, no Palácio da Bacalhôa, numa sessão que contou com a participação do Vereador da CM Palmela, Luís Miguel Calha, responsável pela área do turismo e de Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na ocasião, a organização, na pessoa de João Serralheiro, sublinhou a tradição de Palmela enquanto terra de ciclismo e afirmou o objectivo de posicionar as estradas da Arrábida como referência internacional para a prática da modalidade.

A associação ao turismo desportivo e de natureza surge de forma incontornável, com o ciclismo de estrada a proporcionar, aos atletas e ao público, oportunidades únicas para desfrutar do enquadramento cénico privilegiado, entre a serra e o mar.

Além da Granfondo [prova de distância longa] com um percurso de 140 quilómetros de extensão e um desnível acumulado positivo de 2500 metros, decorrerá, também, em simultâneo, uma prova de distância média, com 100 quilómetros e desnível acumulado de 1500 metros. São esperados cerca de um milhar de participantes.

Ana Antunes, Bruno Pais e o palmelense Rafael Reis [que está a representar Portugal nos Jogos Europeus de Baku, no Azerbaijão] são a embaixatriz e os embaixadores da prova que tem já inscrições a decorrer.

Percursos idênticos até às Necessidades…
O percurso da Granfondo tem início no Castelo da Vila de Palmela. A parte inicial é rápida, entrando pelo interior do concelho de Palmela em direcção ao Pinhal Novo, seguindo posteriormente para Setúbal. Após Setúbal os participantes irão encontrar as primeiras dificuldades na abordagem à primeira subida à Serra da Arrábida, onde estará colocada a contagem de montanha de onde sairão os "Reis da Montanha".
Os ciclistas rolarão depois em direcção às Necessidades Velhas, com os seus 18% de inclinação na parte final. Alguns kms mais à frente, o pelotão da Granfondo separar-se-á do da Mediofondo, seguindo novamente na direcção da Serra da Arrábida para uma nova ascensão por uma vertente diferente da Serra. Passarão então novamente nas Necessidades Velhas. A partir deste ponto até a meta o pelotão rolará rápido, para se deparar com uma subida de 3km, com um último sector de 800m em paralelos até a linha de meta, novamente no Castelo de Palmela.

Após a ascensão às Necessidades, o pelotão da Mediofondo separar-se-á do da Granfondo rolando então direcção ao final da prova que culmina com a subida de 3km sendo o último sector de 800m disputado em paralelos até a linha da meta, instalada no Castelo de Palmela.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here