ARRENTELA»» Treinador fala dos momentos difíceis - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 10 de junho de 2015

ARRENTELA»» Treinador fala dos momentos difíceis

André Branco viveu situações muito complicadas…

“FUI MASSAGISTA, CONDUTOR DA CARRINHA E ATÉ FIZ ALGUMAS FICHAS DE JOGO”

Esta foi uma época verdadeiramente atípica para o Atlético Clube de Arrentela que acabou por descer à 2.ª Divisão Distrital classificando-se em último lugar com apenas oito pontos conquistados nos trinta jogos realizados, produto de duas vitórias e outros tantos empates.

As coisas não começaram nada bem e nas primeiras jornadas registou-se a primeira mudança no comando técnico da equipa com a troca de Vítor Oliveira por Nuno Pinto que também não resistiu muito tempo e cedeu o seu lugar a David Pequeno que posteriormente deixou a equipa nas mãos do seu adjunto, André Branco.

Os problemas eram muitos, a diferença pontual para os seus principais adversários foi sendo cada vez maior e o destino começou a ser traçado muito cedo porque a equipa não tinha argumentos para dar a volta à situação. A desmotivação era de tal ordem que alguns jogadores começaram a abandonar tal como aconteceu mais tarde com a própria direcção que também se demitiu.

A crise estava instalada e aqui há que dar uma palavra de apreço a André Banco, jovem estagiário, de 34 anos, que se viu obrigado a recorrer à equipa de juniores para manter a equipa sénior em actividade até ao fim do campeonato. André Branco, como disse nesta entrevista, fez de tudo um pouco, desde massagista, a condutor da carrinha e a ser obrigado a preencher a ficha de jogo por não haver directores para o fazer.

O clube desceu de divisão é um facto mas pode dizer-se que caiu de pé e com muita dignidade graças ao empenho e dedicação do seu jovem treinador que mostrou ser um homem de carácter ao assumir riscos demasiado elevados na prova mais importante do futebol setubalense.    

“As condições não foram as normais para um clube da 1.ª Divisão Distrital”


André, os últimos momentos do campeonato foram vividos de forma quase dramática…
Foi de facto, bastante penoso. As condições não foram as normais para um clube que militava na 1.ª Divisão Distrital. E, assim, partíamos logo em desvantagem para os jogos porque a situação não era favorável para os jogadores poderem treinar de forma mais conveniente e ambiciosa.

Quer especificar um pouco melhor?
Quando viemos para o Arrentela não nos foi prometido mundos e fundos mas foi prometido qualquer coisa. Depois, com o decorrer do tempo começámos a ver que as coisas não estavam a ser como havíamos combinado de início. A inscrição de novos jogadores foi recusada e logo aí o nosso trabalho ficou comprometido porque tínhamos muitas lacunas no plantel e precisávamos de as colmatar com jogadores da nossa confiança.

Daí o recurso a alguns juniores?
Isso aconteceu já na fase terminal porque o desespero de perder começou a apoderar-se do balneário. As condições não eram as normais para uma equipa de seniores, a todos os níveis, e os jogadores começaram a sentir-se desapoiados por toda a gente. A direcção não nos acompanhou, os directores não estavam presentes nos jogos e eu comecei a fazer um pouco de tudo, desde massagista, condutor da carrinha e até fazer as fichas dos jogos. Quando as coisas são assim ainda mais complicado se torna porque não nos conseguimos concentrar no papel de treinador.

Ficou desiludido com a situação?
Não diria isso porque o Arrentela é um clube que me diz muito. Esta é a minha segunda passagem pelo clube e guardo a melhor recordação de pessoas que tenho no coração. Não fiquei desiludido mas fiquei triste, como é óbvio, porque para além dos resultados desportivos há que ter também em conta a nossa forma de ser e o nosso dia-a-dia. Ou seja, valores humanos que para mim contam muito.

“Sou um homem livre para abraçar qualquer projecto”

E o seu futuro como vai ser. Já tem alguma coisa em perspectiva?
Neste momento, sou um homem livre para abraçar qualquer projecto. Estou a acabar o curso de Nível I e vou ficar à espera que surjam convites. Sou um treinador ambicioso e tenho sempre vontade de aprender mais. Tenho a noção que esta época dei um pulo muito grande na minha carreira de treinador. Comecei no Fabril, no Campeonato Nacional de Seniores onde estava a estagiar com o Manuel Correia, depois vim para o Arrentela como adjunto do David Pequeno e com a saída deste acabei por assumir as funções de treinador principal. Foi uma subida abrupta na minha carreira porque não foi calculada desta forma mas ao mesmo tempo enriquecedora. Espero que isto me tenha servido de exemplo.

A sua ideia passa por treinar uma equipa de seniores ou também de outros escalões?
Este foi o meu primeiro ano como estagiário e por isso não acredito que possa vir a treinar já esta época uma equipa de seniores. Neste escalão provavelmente só como adjunto. Assim sendo, é evidente que estou receptivo a treinar qualquer escalão porque quero evoluir e dar continuidade à minha carreira de treinador.

Quer acrescentar mais alguma coisa sobre esta sua experiência no Arrentela?
Queria apenas agradecer às pessoas que me acompanharam nomeadamente aos directores António e Cajica que nunca abandonaram o clube, ao senhor Décio Sousa [pai de um atleta] e a todos os jogadores que fizeram parte deste grupo de resistentes porque foram verdadeiros guerreiros. Para mim, os grandes homens vêem-se nestes momentos difíceis. Para eles aqui fica o meu agradecimento especial, todos eles me ficam no coração, tal como fica o clube”.                


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here