VOLEIBOL»» Lobatos Volley são campeões - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 14 de maio de 2015

VOLEIBOL»» Lobatos Volley são campeões

É o primeiro clube da margem sul a atingir a 1.ª divisão nacional

EQUIPA DA ESCOLA PEDRO EANES LOBATO
CONQUISTA TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO

A PEL voleibol | LOBATOS volley sagrou-se no passado sábado, Campeão Nacional da II Divisão e como consequência disso mesmo sobe na próxima época ao escalão maior do voleibol nacional, a I Divisão.

O título foi conquistado após vitória alcançada sobre o Clube K (Açores) no conjunto das duas mãos. No primeiro jogo disputado na ilha de S. Miguel a equipa açoriana havia vencido por 3-2 resultado que deixava em aberto a possibilidade de recuperação no jogo da segunda mão, que se realizava no pavilhão da escola, em Amora. E foi precisamente isso que aconteceu com a vitória obtida por 3-1, com os parciais de 25-22; 16-25; 25-17 e 25-20. 

Para chegar ao título as campeãs nacionais da II Divisão tiveram que realizar 20 jogos [8 na primeira fase, 10 na segunda e dois na fase final] e 74 sets, onde obtiveram 17 vitórias.

“Em quatro anos construímos uma equipa sénior e chegámos à I Divisão Nacional. A grande maioria das jogadoras faz parte do grupo de trabalho inicial que, nestes quatro anos, fez um percurso inigualável: 2011/2012 é Campeão Regional, vai à fase final e sagra-se Vice-campeão Nacional, subindo à II Divisão logo na sua primeira época; 2012/2013 na II Divisão apura-se para o “grupo dos primeiros” sendo 5.º classificado nacional; 2013/2014 na segunda época na II Divisão, vai à fase final e é 3.º classificado nacional; 2014/2015 chega ao play-off e atinge o tão desejado título de CAMPEÃO NACIONAL. Muitas destas jogadoras iniciaram o seu percurso federado desde a formação do clube há doze anos, através do desporto escolar. Deste modo a PEL voleibol em doze anos leva um “projecto desportivo escolar” ao “topo do voleibol nacional”, salientam os responsáveis pelo clube.

Este é um feito histórico para o clube, freguesia, concelho e para o voleibol na margem sul, ao nível feminino, porque nunca antes nenhuma equipa sénior tinha atingido tal patamar. Desde que existem campeonatos nacionais organizados pela Federação Portuguesa de Voleibol esta é sem dúvida a primeira equipa a sagrar-se campeã nacional da segunda divisão, por este motivo, este grupo feminino é o primeiro da margem sul que atinge a primeira divisão nacional.

Só encontramos referências em 1980/1981 quando o Grupo Desportivo da Quimigal se sagrou campeão nacional da II Divisão masculina, depois só o Clube Instrução e Recreio do Laranjeiro em 2009/2010 se sagrou campeão nacional da III Divisão masculina e agora a PEL voleibol | LOBATOS volley na II Divisão feminina, com a curiosidade destes dois últimos títulos nacionais terem sido conquistados sobre o comando técnico do professor Nuno Maria.

As jogadoras que fizeram história e se sagraram Campeãs Nacionais são: Maria Céu Silva (capitã), Ana Sofia André, Joana Vilela, Daniana Esteves, Lorena Silveira, Gilda Santos, Tatiana Santos, Patrícia Brazinha Rodrigues, Joana Machado, Carolina Fontes, Anabela Ferreira, Ana Rita Henriques, Cátia Lázaro, Patrícia Cardoso, Patrícia Rodrigues, Sara Matos, Nurim Mansurally, Ana Catarina Pereira e Mónica Rodrigues.

A equipa técnica é constituída por: Prof. Nuno Maria (treinador principal), Prof. Hugo Maria (treinador adjunto), Nuno Machado (treinador adjunto), Joaquim Leonardo (treinador adjunto), Alberto Chaíça (fisioterapeuta) e Pelágio Moreira (Presidente do Clube).

O clube esta época desportiva tem filiados na AVL e FPV, 110 praticantes, 10 treinadores e 1 fisioterapeuta. Também a formação da PEL voleibol | LOBATOS volley conseguiu esta época desportiva outro feito histórico para o clube, apurando todos os grupos de trabalho [Infantis, Iniciados, Cadetes e Juvenis] para a “fase de grupos” do campeonato nacional [onde chegam as 18 melhores nacionais, num universo de 45 a 55 equipas por escalão], podendo neste momento apurar as Infantis femininas para a fase final nacional.

Últimos momentos do jogo 

O último ponto que deu o campeonato da II Divisão e a consequente subida à ID do PEL Voleibol. :DUm agradecimento ao Marco Garcias pelo envio do vídeo.
Posted by Federação Portuguesa de Voleibol on Segunda-feira, 11 de Maio de 2015


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here