HÓQUEI EM PATINS»» Seixal prepara-se para o futuro - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 8 de maio de 2015

HÓQUEI EM PATINS»» Seixal prepara-se para o futuro

Marco Costa, analisa momento actual do clube…

“O REGRESSO ÀS COMPETIÇÕES NACIONAIS SERÁ SEMPRE UMA AMBIÇÃO E UM OBJECTIVO”

Tem pergaminhos na modalidade e já andou na alta-roda nacional mas agora os tempos são outros e a realidade completamente diferente. Seja como for, uma coisa é certa o Seixal Futebol Clube mantém as suas portas abertas e o hóquei em patins vai evoluindo mantendo em actividade algumas dezenas de atletas tanto nos escalões de formação como a nível de seniores.

Neste momento o clube está com um projecto de angariação de potenciais jogadores de hóquei em patins, junto das escolas com o objectivo de manter viva a modalidade e de no futuro poder vir a ter nas suas fileiras todos os escalões de formação com vista a uma possível integração de futuros jogadores na equipa sénior.

E, por falar em equipa sénior temos que salientar a participação do Seixal no Campeonato Regional de Lisboa, depois de ter abdicado dos campeonatos nacionais embora seja sua intenção regressar logo que haja condições para isso.

Aproveitando o intervalo entre o final do campeonato e o início da taça, o nosso jornal convidou o treinador da equipa sénior, Marco Costa, para fazer o balanço da época que está prestes a terminar a analisar o momento actual do hóquei em patins seixalense.  

“Saímos com a nossa prestação valorizada”

O Seixal terminou o Campeonato Regional de Lisboa em 4.º lugar. Qual o balanço que faz da carreira da equipa na competição?

Mediante os nossos objectivos iniciais posso considerar uma prestação positiva. Delineamos como objectivo ficar nos cinco primeiros lugares e lutar em todas as partidas pela conquista da vitória, dignificando sempre o clube que representamos. Conseguimos fazê-lo, melhorando a nossa classificação em relação ao ano passado, sem problemas disciplinares que também considero importante para a equipa e para o clube. É óbvio que queríamos mais e melhor, mas mediante todos os condicionalismos que tivemos no decorrer da prova, para apresentarmos a melhor equipa possível, face a alguns impedimentos de ordem profissional e de lesões dos nossos jogadores, acabam por ser bastante positivos os resultados alcançados pela equipa. Fica no entanto a sensação, que perdemos pontos, onde se fossemos mais eficazes nos lances de bola parada, estaríamos certamente mais colados aos primeiros lugares. Consolidamos as nossas prestações anteriores e cada vez mais somos uma equipa respeitada pelos adversários, continuamos a mostrar que fazemos um bom trabalho, em termos colectivos e individuais, saindo com a nossa prestação valorizada.


Na segunda volta o Seixal sofreu apenas uma derrota, ou seja, teve um comportamento bem melhor que na primeira volta. Quais as razões para os resultados menos bem conseguidos na fase inicial do campeonato?
É verdade a nossa segunda volta superou as expectativas face a tantos condicionalismos de disponibilidade dos nossos jogadores onde apenas averbamos uma derrota. Na primeira volta penso que perdemos pontos que depois de analisar me deixaram desiludido. Poderíamos ter conquistado mais vitórias em jogos onde falhámos na finalização de lances de bola parada que hoje em dia se tornaram fundamentais nos jogos de hóquei em patins. É certo que andámos sempre nos lugares cimeiros mas com esses pontos perdidos fomos distanciando dos primeiros. Na segunda volta como já tinha dito, tivemos muitas ausências aos treinos, o que nos dificultou a preparação dos jogos durante a semana, mas contrariamente ao que sucedeu na primeira volta, tivemos jogos onde fomos mais eficazes nos lances de bola parada e fez com que conseguíssemos vitórias importantes. Apesar de termos feito uma segunda volta com mais pontos, penso que voltámos a perder alguns de uma forma algo consentida, mas o desporto é assim e nada é perfeito, a nossa equipa lutou sempre pela vitória e procurou sempre o melhor para o nosso clube. Apesar de algumas dificuldades fomos sempre uma equipa lutadora e que se manteve sempre unida tanto nos bons momentos [vitórias] como nos maus momentos [nas derrotas e nas prestações menos conseguidas].


“Existe valor na formação, mas é preciso continuar a trabalhar”

Qual o nível competitivo deste Campeonato?
Esta competição mostrou mais uma vez um nível competitivo muito bom, proporcionando às equipas uma boa qualidade de jogo. Onde qualquer equipa em prova pode ganhar a outra, independentemente da posição na classificação. Nas equipas em prova militam jogadores de qualidade e isso traduz-se naturalmente em melhoria para as equipas em prova, com jogos emotivos e de boa qualidade hoquista.

Ao longo da competição foram dadas algumas oportunidades a jovens da formação, é esse o objectivo do clube?
Durante a época existem sempre alguns imprevistos e ausências, e nós tivemos algumas de jogadores importantes devido a compromissos profissionais e lesões, onde aproveitei para ir integrando alguns juniores do nosso clube. Como tem vindo a ser hábito desde que estou ao serviço do Seixal como treinador, em todas as épocas procuro ir chamando jogadores da nossa formação para treinarem com a equipa sénior. Nesta época, essas chamadas surgiram mais cedo do que o previsto face a essas ausências, alguns aproveitaram e tiveram oportunidades de jogar e mostrar que existe valor na formação e que todos podem um dia chegar à equipa sénior. Sempre foi este o meu método e a minha filosofia que se enquadra no projecto do clube. Todos os anos procuro, enquanto treinador da equipa sénior, incorporar jogadores da formação para se irem integrando e sentirem que pode haver continuidade, fomentando uma maior motivação e ambição a esses futuros jogadores. O objectivo é a integração gradual e sustentada na base da equipa sénior, para à medida que possam existir saídas do plantel, essas possam ser compensadas, aproveitando assim o produto da nossa formação. Existe valor na formação, mas é preciso continuar a trabalhar, pois a exigência é maior nos seniores. 

“Somos um dos clubes mais representativos da APS”

Por falar em formação, como é que o clube está a este nível?
Em termos de formação o clube está com um projecto de angariação de jovens potenciais jogadores de hóquei em patins, junto das escolas e na divulgação para a aprendizagem da patinagem. Estas iniciativas irão com toda a certeza dotar o clube de mais atletas para os escalões mais novos, passando o clube no futuro a ter nas suas fileiras todos os escalões de formação. Neste momento o Seixal FC só não tem o escalão de sub-17 e é no seio da APS, dos clubes mais representativos. Este trabalho tem de ter continuidade para criar uma secção de hóquei sustentada, e contribuir para a formação de jovens hoquistas e futuros cidadãos. A formação deve ser a base de sustentação do clube e da equipa sénior, e esse terá de ser o grande objectivo para os futuros jogadores. Devemos formar com esse pensamento, fazendo dotar os nossos atletas das bases necessárias para crescerem em termos técnico- tácticos e em termos pedagógicos. Todos os futuros atletas devem crescer e evoluir no sentido de um dia representarem o clube no seu escalão sénior ou quem sabe chegar a um patamar superior, o que certamente honraria o nosso clube.

O futuro da modalidade está garantido?
Em termos gerais as ideias estão lá. A direcção quer criar condições para se formar em quantidade e qualidade suficiente para garantir essa continuidade. A nível de formação o Seixal tem certamente condições humanas para dar continuidade, e vai certamente procurar condições de logística para dar essa continuidade. Dotando o clube de mais atletas e tentado ter todos os escalões de formação. Em relação ao escalão sénior, eu em termos pessoais sempre projectei a formação do plantel para termos o futuro garantido no escalão, salvaguardando as saídas, integrando no plantel jogadores das camadas jovens. Há que tentar dar essa continuidade, mantendo uma base para integrar gradualmente e de forma sustentada jogadores da formação na equipa sénior. Espero neste caso que existam condições para podermos continuar com o trabalho desenvolvido até ao momento.

“Na taça vamos dar mais rotatividade ao plantel”

Terminado o Campeonato, segue-se a Taça APL. Quais os objectivos para esta competição?
Na Taça APL o Seixal FC vai tentar manter a mesma postura e filosofia. Procurar ganhar todos os jogos, tentando a melhor classificação possível para o clube, dignificando sempre o Seixal FC. Mas, pessoalmente, vejo esta competição uma oportunidade para a equipa se manter em actividade até ao fim da época. Servirá para dar mais minutos aos meus jogadores, dando oportunidade aos menos utilizados e proporcionar se possível aos jogadores mais jovens algumas situações para mostrarem o seu real valor. No geral esta competição servirá para dar maior rotatividade ao plantel e se possível integrar juniores nessa mesma rotatividade, mantendo a nossa filosofia e percurso onde procuramos sempre conquistar o melhor resultado e classificação possível. Se conseguirmos juntar as duas vertentes melhor, senão sairemos de cabeça levantada, pois estamos a proporcionar aos nossos atletas um bom quadro competitivo tendo em conta a sua evolução individual e enquanto equipa.

O regresso às competições nacionais continua fora de questão?
O regresso às competições nacionais será sempre uma ambição e um objectivo. É esse o meu desejo para a próxima época, mas não a qualquer custo e sabendo que não pudemos hipotecar o futuro do clube com essa participação. Espero com isso que se consigam condições necessárias para fazer face às exigências que daí advêm. Essa participação só será possível e viável se existirem condições, em termos de logística, deslocações e formação de um plantel competitivo para uma prestação que honre o nosso clube. Terá sempre que ser sustentado em 2 ou 3 patrocínios, para conseguirmos as tão desejadas condições para essa participação. Sabendo que essa participação traria uma maior motivação aos nossos atletas e toda a estrutura do nosso clube, tornado e dando uma maior projecção ao Seixal FC.

O que ficou ainda por dizer nesta conversa?
Antes de mais agradecer mais uma vez a sua disponibilidade e colaboração na divulgação do nosso clube e do Hóquei em Patins no Seixal FC. No meu caso pessoal e dos jogadores da minha equipa agradecer a divulgação de todo o trabalho desenvolvido pela nossa equipa ao longo deste trajecto. Quero deixar também aqui uma palavra de agradecimento aos que com a nossa equipa colaboraram e tornaram possível esta caminhada. À nossa direcção e a todos os seus membros que possibilitaram a viabilização desta equipa. Assim como aos nossos patrocinadores que muito nos ajudam nesta nossa prestação. Um agradecimento muito especial aos que comigo trabalharam de perto, atletas, seccionistas, directores, treinador adjunto, preparador físico, que me ajudam a cada dia a manter a mesma motivação para continuar a trabalhar e aprender no seio do nosso clube e na modalidade de todos gostamos. 

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here