1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Palmelense 1 Amora 1 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Palmelense 1 Amora 1

Amora ficou arredado do título e Palmelense desceu à 2.ª Divisão…

EMPATE EM PALMELA TERMINOU COM O SONHO DAS DUAS EQUIPAS

O Amora não conseguiu melhor que um empate na partida que disputou no Campo Cornélio Palma com o Palmelense e em consequência disso entregou o título ao Barreirense que derrotou nesta jornada [a penúltima] o Monte de Caparica por 2-1, com 2-0 ao intervalo.

A equipa amorense viu assim terminar um sonho que foi perdurando ao longo do campeonato graças ao empenho, dedicação e qualidade dos seus jogadores que lideraram a competição durante largos períodos do campeonato. Esta não será a altura ideal para fazer um balanço do campeonato de qualquer forma dá a ideia que a equipa começou a ceder quando começaram a aparecer lesões de jogadores fundamentais [Freire, Alex e Pedro Pereira] que originaram a deslocação de outros para os lugares daqueles [Balela e Lacão], por falta de opções no banco.   

Seja como for, fica o registo do excelente campeonato que fez, o facto de ter sido durante muito tempo a defesa menos batida do campeonato, a que menos vezes perdeu e a que mais luta deu ao Barreirense que tinha um plantel muito mais vasto e se reforçou bastante já com o campeonato a decorrer com o objectivo de ser campeão.

O Palmelense, que foi obrigado de forma incrível a jogar num campo pelado com um relvado tão bom [que é municipal] situado um pouco mais abaixo, acabou por ser despromovido [juntamente com o Arrentela] à segunda divisão, um facto que se lamenta por ser um dos clubes históricos da região.

O começo tardio da preparação talvez tenha sido um dos factores importantes que originaram a queda na 2.ª Divisão mas em abono da verdade deve dizer-se que a equipa orientada por Edu Machado lutou sempre com muita dignidade e caiu de pé com a cabeça bem erguida com este resultado obtido frente ao Amora, tal como já havia feito quando na primeira volta derrotou no seu campo o agora campeão [Barreirense].

Para além deste facto parece-nos também que a equipa foi muito penalizada ao longo da época com cerca de 20 expulsões e 15 penaltis assinalados contra si. São de facto números bastante elevados que não ajudam nada quem se quer levantar.

Sobre o jogo com o Amora, as coisas começaram muito bem para a equipa da casa que se adiantou no marcador por Teixeira num lance de bola parada aos 10 minutos. Os comandados de Pedro Amora procuraram reagir, despejaram muitas bolas para a área adversária mas apenas por uma vez estiveram à beira de marcar valendo então á equipa de Palmela, o seu guarda-redes, Gustavo, que evitou ao fazer uma grande defesa.

Na segunda parte já com Joca [que ficara no banco por não se encontrar nas melhores condições por doença] em campo, a produção de jogo melhorou bastante e já relativamente perto dos 80 minutos chegou à igualdade na cobrança de uma grande penalidade que acabou por originar a expulsão de dois jogadores do Palmelense, por acumulação de amarelos.   

No Amora, será de registar a entrada do júnior Bernardo para o lugar de Freire que saiu lesionado sendo depois conduzido ao Hospital de Setúbal para averiguar a gravidade da sua lesão. E mesmo a jogar alguns minutos com mais dois jogadores o Amora não conseguiu voltar a marcar oferecendo assim o título ao Barreirense.

Na próxima jornada o Palmelense desloca-se à Charneca de Caparica e o Amora recebe o Sesimbra no Estádio da Medideira.


A OPINIÃO DOS TREINADORES:

EDU MACHADO, treinador do Palmelense:

“Se tenho que defender alguma coisa é a honra e as cores do clube e principalmente o coração e a humildade dos meus jogadores”

“Chegou ao fim o sonho. Jogámos contra uma das melhores equipas do nosso campeonato e para a história ficará a imagem que demos hoje. Foi um jogo bem disputado, num jogo de pelado, em que nunca prima pela qualidade mas sim pela intensidade. Entrámos bem no jogo, com um golo de bola parada, e na primeira parte tivemos sempre o jogo controlado com o Amora a colocar bolas bombeadas na nossa área em que apenas por uma vez o Gustavo faz uma super defesa e nós nas transições a criar perigo para a baliza adversária. Na segunda parte o Amora colocou um dos melhores jogadores do campeonato em campo [o Joca] e o miúdo desequilibrou mas apenas em lances individuais, porque estivemos sempre muito organizados e estava a ser impossível entrar dentro da nossa área. A cerca de dez minutos do fim temos duas expulsões e um penalti contra nós que ditaram a sentença do jogo. Há quem diga que tenho que fazer a minha defesa por tudo o que se passou este ano, que tenha que dizer aquilo que se passou hoje na casa do penúltimo classificado que joga num campo pelado, a custo zero e por amor à camisola. Mas não vou fazê-lo porque não tenho que me justificar de nada e se tenho que defender alguma coisa é a honra e as cores do clube e principalmente o coração e a humildade dos meus jogadores. Descemos de divisão, o culpado sou eu porque sou o líder e estes jogadores merecem e mereciam muito mais. A todos os palmelenses peço desculpa por este desfecho, não era o que queríamos mas neste país é assim que funciona. Para abater alguém que sejam os mais pobres e mais fracos, mesmo que sejam dignos trabalhadores e humildes. Obrigado a todos mais uma vez pelo apoio, é com tristeza que vamos parar à II Divisão Distrital mas tenho a certeza que o clube se irá erguer rapidamente. A sua gente e sua história não permitirão que fique por lá muito tempo porque merece outra posição e muito mais respeito”.

  
PEDRO AMORA, treinador do Amora:

 "Acusámos alguma ansiedade com o golo sofrido"

"Entrámos bem e criámos uma situação logo no início do encontro, não concretizámos e na primeira bola que vai à nossa área sofremos um golo algo estranho numa situação de bola parada. Continuámos a pressionar alto, às vezes sem grande discernimento bombeando bolas para a grande área mas a verdade é que acusámos também alguma ansiedade com o golo sofrido.  Na segunda parte fizemos algumas alterações, conseguimos circular mais a bola, criámos mais perigo, mandámos duas ou três bolas ao poste e tivemos várias situações em que poderíamos ter feito golo. Não fizemos e acabámos por ser penalizados com o empate. Quero dar os parabéns aos jogadores pelo campeonato que fizeram e dar também os parabéns ao Pedro Duarte e ao Barreirense por terem sido campeões".    




FICHA DO JOGO

Jogo no Campo Cornélio Palma, em Palmela
ÁRBITRO: Paulo Barradas Núcleo de Pinhal Novo), auxiliado por Jorge Sinquenique e André Loução

PALMELENSE: Gustavo; Pedrinho, Jones (Brito, 85’), Teixeira, Ruben; Paulo Sousa, Nelson, Alex; Gaspar, Grampola e Cortez.
TREINADOR: Edu Machado

AMORA: Madureira; Lacão Balela, Freire (Bernardo, 60’), Jandir; André Dias (Miguel Abreu, 45’, Pedro Pereira, Filipe (Joca, 45’); Paulo Tavares, Carlitos e Formiga.
TREINADOR: Pedro Amora

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: 1-0, Teixeira (10’); 1-1, Joca (78’) gp.
Disciplina: Foram expulsos dois jogadores do Palmelense (por acumulação) e mais um já depois do jogo ter terminado
  

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here