1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Barreirense 2 Monte Cap. 1 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Barreirense 2 Monte Cap. 1

Na Verderena houve festa rija…

BARREIRENSE É O NOVO CAMPEÃO DISTRITAL DA 1.ª DIVISÃO

O Barreirense é o novo campeão distrital. O título foi conquistado na penúltima jornada da competição depois da vitória alcançada sobre o Monte de Caparica (2-1) e do empate a uma bola registado no Campo Cornélio Palma na partida disputada entre o Palmelense e o Amora.  

A escorregadela do Amora fez transbordar de alegria as hostes barreirense que puderam festejar assim a conquista do troféu e o regresso às competições nacionais e neste caso particular ao Campeonato Nacional de Seniores, onde também se encontram C. Piedade e Pinhalnovense.

A vitória da equipa orientada por Pedro Duarte [que fez a sua época de estreia como treinador] começou a ser construída aos 14 minutos com um golo marcado por David Pinto. O Monte de Caparica reagiu e pouco tempo depois poderia ter chegado à igualdade num contra-ataque de Lino que se isolou dando depois para Hélder Leal que não aproveitou. O jogo tornou-se então mais dividido com situações para ambos os lados tendo o Barreirense saído para o intervalo a ganhar por 2-0, com um golo de Carlos André marcado mesmo sobre a hora para o descanso.

Ao intervalo as notícias que chegavam de Palmela eram muito satisfatórias para a equipa do Barreiro que entrou na segunda parte disposto a ampliar o marcador para depois poder gerir melhor o resultado. Só que o adversário não estava disposto a facilitar e sempre que podia também criava perigo para a baliza de Kevin que acabou mesmo por ser alvejada por Hélder Leal, aos 71 minutos. O jogo continuava a decorrer de forma bastante emotiva com ambas as equipas à procura de mais golos que acabaram por não acontecer.

Como o Amora havia empatado em Palmela a diferença passou a ser de quatro pontos facto que permitiu à equipa do Barreiro fazer a festa em pleno relvado.

Na próxima jornada que se realiza este sábado, dia 30 de Maio, o Barreirense desloca-se ao Pragal para defrontar o Almada e o Monte de Caparica fecha o campeonato em casa com o Alcochetense.


A OPINIÃO DOS TREINADORES

PEDRO DUARTE, treinador do Barreirense:

“Parabéns aos jogadores que provaram mais uma vez que têm muito valor”

“Sabíamos que íamos encontrar pela frente um adversário muito bem organizado e orientado pelo mister Meireles. Analisámos o adversário e sabíamos que para ganhar teríamos de estar sempre muito concentrados e jogarmos um futebol dinâmico. Neste sentido, entrámos muito bem no jogo, exercemos uma pressão constante aos jogadores do Monte e isso dificultou e criou-lhes dificuldades. Chegámos ao golo e controlámos o jogo. O Monte de Caparica conseguiu sair bem uma ou duas vezes em transições rápidas, criando algum perigo.  No último minuto da primeira parte fizemos o segundo golo e aí ficamos mais tranquilos. Na segunda parte voltámos a entrar bem no jogo  e podíamos ter feito o terceiro golo numa boa jogada do Chiquinho que oferecer o golo ao David, mas este atirou por cima. Continuámos a jogar e a criar jogadas de perigo acusando por vezes um pouco de ansiedade procurando jogar rápido, quando deveríamos ficar mais com bola. Mas é perfeitamente normal, só quem jogou é que sabe o que se sente dentro de campo nestas circunstâncias. O Monte reagiu e fez o 2-1, contra a corrente do jogo. Nós tivemos mais duas ou três boas ocasiões para marcar mas não conseguimos ultrapassar o guarda-redes adversário. Quero dar os parabéns à equipa do Monte de Caparica que fez um excelente campeonato e desejar sorte ao mister Meireles que realizou um bom trabalho. Parabéns aos meus jogadores que mais uma vez provaram que têm muito valor e demostraram desde o primeiro minuto que queriam ganhar o jogo”. 

“Aos poucos fomos ganhando e quando demos por nós já estávamos na luta pelo título”

“A tão desejada subida de divisão foi antecipada porque beneficiámos do empate do Amora para alargarmos a vantagem pontual e podermos festejar. Foi uma época muito intensa. Tivemos um início muito mau na Taca da AFS, mas com muito trabalho, humildade, sacrifício e garra, conseguimos ultrapassar esses momentos menos bons e aos poucos fomos ganhando, ganhando, ganhando e quando demos por nós já estávamos na luta pelo título. Quero dar aqui os parabéns publicamente a toda a estrutura, mas destacar os jogadores que foram enormes em todos os aspectos e mesmo nos momentos menos bons acreditaram sempre que este desfecho era possível. Agradecer também aos adeptos e simpatizantes do clube que nos apoiaram e acompanharam durante a época. Espero que vá muita gente no sábado a Almada para fazerem uma bonita festa”.


PEDRO BRUNO, director desportivo do Barreirense:

“Esta é uma vitória de todos os barreirenses”



“Esta é uma vitória de todos os barreirenses que até mesmo nos momentos menos bons estiveram sempre connosco. Parabéns também aos jogadores e equipa técnica que foram os grandes obreiros do feito conseguido pelo clube que está assim de volta aos campeonatos nacionais”.



JOSÉ MEIRELES, treinador do Monte de Caparica:  

“Foi uma bela partida de futebol em que as três equipas estiveram muito bem”

“Quem se deslocou à Verderena, e foram muitos, não deu por mal empregue o tempo porque assistiu a uma bela partida de futebol em que as três equipas estiveram muito bem e souberam resistir à alta temperatura que se fazia sentir. Ainda antes de fazer apreciação ao jogo quero dar os parabéns ao FC Barreirense pelo título conquistado e que tenham sucesso na próxima época no Campeonato Nacional Seniores. Esperava uma partida complicada e ao mesmo tempo nervosa por parte do adversário que poderia decidir muita coisa enquanto para nós era mais uma partida em que queríamos mostrar a qualidade do nosso futebol. E, penso que foi isso mesmo que aconteceu. O adversário chegou à vantagem num lance onde o meu sector mais recuado foi mal batido mas isso em nada nos afectou porque quatro minutos volvidos poderíamos ter chegado à igualdade, numa oportunidade clara desperdiçada pelos meus avançados. A partir deste lance o jogo ficou mais dividido embora o Barreirense tivesse estado talvez uns furos acima mas sempre com boa réplica da nossa parte. E, quando nada fazia prever ao minuto 45 sofremos o segundo golo novamente num lance muito consentido. Aproveitei o intervalo para tranquilizar os meus atletas e pedi-lhes que encarassem o resto da partida como se de um treino se tratasse e iriam ver que as coisas sairiam naturalmente porque o adversário não iria arriscar, mas sim deixar o tempo passar. Não me enganei em nada, de facto o Barreirense não arriscava e eu coloquei a equipa a pressionar mais alto e as situações começaram aparecer até que viemos a reduzir ao minuto 71 por intermédio de Hélder Leal. A partir daqui os meus atletas acreditaram ser possível e apertaram ainda mais o Barreirense e no minuto 80 poderíamos mesmo ter sido premiados quando Hélder Leal numa boa iniciativa passou por dois adversários e chutou forte levando a bola a bater na malha lateral, calando por momentos a claque ruidosa do Barreirense. Até final da partida o nosso adversário defendeu-se com tudo e conseguiu manter o resultado. Quero salientar que perdemos a partida mas saímos de cabeça erguida. Os meus jogadores mais uma vez deixaram-me feliz. Aliás é um prazer conviver com este grupo de trabalho. Quanto à equipa de arbitragem já disse atrás mas nunca é demais reafirmar que estiveram brilhantes excelente trabalho para eles também os meus parabéns”.


FICHA DO JOGO

Jogo no Campo da Verderena, no Barreiro
ÁRBITRO: David Salvador (Núcleo de Pinhal Novo), auxiliado por João Lourenço e Miguel Broega

BARREIRENSE: Kevin; Carlos André, Bruno Costa, Fragoso, Bailão; Crisanto, David Pinto (João Nuno, 85’), Maside, (Mauro, 70’); Ruben Guerreiro, Amadeu e Chiquinho (Fabrício, 81’).  
TREINADOR: Pedro Duarte

MONTE DE CAPARICA: Didó; Ricardo, Pedro, Albasini, Heta; Austrelino, José João, Lino (Flora, 50’); Bolonha (Hugo, 82’), Henrique (Daniel, 62’) e Hélder Leal.
TREINADOR: José Meireles

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: 1-0, David Pinto (14’); 2-0, Carlos André (45’); 2-1, Hélder Leal (71’).



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here