EDUARDO SANTOS»» Estágio na Liga Espanhola - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 2 de março de 2015

EDUARDO SANTOS»» Estágio na Liga Espanhola

Durante uma semana...

Treinador em Málaga para reforçar e actualizar conhecimentos

 Eduardo Santos, de 57 anos, treinador de futebol com Cédula Desportiva de III Grau (UEFA / Advanced), que treinou o Amora na 2.ª Divisão e o Seixal na 3.ª Divisão, para além do Arrentela e Paio Pires, vai estar durante uma semana em Málaga a estagiar junto da equipa sénior do clube que na passada semana foi ganhar a Barcelona e actualmente ocupa o 7.º lugar na Liga Espanhola.  

Eduardo Santos vai assim tomar contacto e adquirir conhecimentos sobre a forma como se trabalha numa das ligas mais competitivas da Europa, junto da equipa técnica comandada pelo técnico Javi Gracia.

Antes da partida para Espanha, o Jornal de Desporto falou com Eduardo Santos:


Eduardo Santos como surge esta oportunidade de deslocação a Málaga?
Esta deslocação tem como base o convite de um fornecedor / amigo dos meus estabelecimentos comerciais cuja sede da sua empresa se situa nos arredores de Málaga. Tendo ele conhecimento da minha formação como treinador de futebol e o grauda minha cédula desportiva  falou com um dos administradores que prontamente tratou da deslocação e assim se vai cumprir mais uma etapa de enriquecimento de conhecimentos. Como disse Lao-Tsé:  “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias. Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam  humildes”. Quem gosta do que faz tem que estar na vanguarda, mesmo que esteja temporariamente sem desempenhar funções.

Mas, esta época de 2014/2015 começou como secretário técnico do Amora Futebol Clube. Como correu o desempenho dessa nova função?
Sim, comecei por desempenhar esse cargo no Amora Futebol Clube mas por questões de saúde bem graves de um familiar muito querido tornou-se incompatível  o desempenho dessas funções. Mais tarde recebi alguns convites para regressar ao activo como treinador principal de clubes da AF Lisboa e Setúbal mas a intervenção cirúrgica a que esse meu familiar se submeteu e ainda se irá sujeitar, condicionou a minha aceitação.

Há alguma perspectiva de voltar ao activo ainda esta época?
Quiçá, depende muito da intervenção cirúrgica desse meu familiar. Aguardamos para ver o desenvolvimento depois se decidirá. Sabe, a partir da próxima época desportiva (2015/2016) todo e qualquer  clube tem que ter treinadores formados com carteira e especializados em qualquer escalão de competição, o que obrigará os clubes e os seus dirigentes a terem um cuidado selectivo na escolha dos treinadores. Pois, já não poderá ser o dirigente, o amigo, o pai ou como dizemos na gíria uma pessoa de bem com muito boa vontade e pouco conhecimento / formação a estar à frente de qualquer das equipas. Assim se espera que os treinadores melhor apetrechados em termos de conhecimento, grau de cédula desportiva e prática venham agora a ter o devido reconhecimento e colocação. Para bem e bom funcionamento desta modalidade desportiva que tanto adoro. Um até já com os melhores objectivos no horizonte. 

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here