AMORA»» É aqui que mora a melhor defesa - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 6 de março de 2015

AMORA»» É aqui que mora a melhor defesa

Em destaque no jornal RECORD...

EQUIPA CONSENTIU APENAS 7 GOLOS EM 18 JOGOS

O jornal Record publica na sua edição de hoje uma reportagem sobre o Amora dando destaque ao facto da equipa possuir nesta altura a melhor defesa dos campeonatos oficiais que se disputam no nosso país. 


O treinador Pedro Amora, o defesa esquerdo Jandir e o guarda-redes Madureira foram os interlocutores. 


O texto é de Alexandre Moita e a foto de Pedro Ferreira.




A defesa menos batida dos campeonatos nacionais mora na... Amora, um histórico que, com apenas sete golos sofridos, lidera a 1.ª Divisão da AF Setúbal, com mais 2 pontos do que o Barreirense. A este registo, a formação que é orientada por Pedro Amora (apelido da família, embora seja um filho da terra) junta um outro: não tem derrotas! Por isso, torna-se imperativo começar a conversa com o treinador mesmo por aí.

"O segredo? Os avançados são os primeiros defesas. A equipa reage muito bem quando perde a bola e, além disso, é solidária e amiga. Aliás, são essas virtudes que estão na base do sucesso e compensam o facto de apenas treinarmos três vezes antes de cada jogo", explica Pedro Amora, de 40 anos, que quer manter o estatuto: "Traçámos objetivos ambiciosos. E um deles passa por continuar a ter a melhor defesa do país, além de acabar o campeonato sem qualquer derrota."
O outro torna-se implícito. "Queremos subir de divisão. Não termos ainda sido derrotados faz com que haja essa ambição", revela Pedro Amora, também ele um ex-jogador do clube da Medideira.


Dupla questão
Na opinião do treinador, este registo é tão motivante como... motivador. "Traz confiança à equipa, mas é um estímulo extra para os nossos adversários, pois querem ser os primeiros a derrotar-nos", explica Pedro Amora. "Vão ser 12 finais e pensamos jogo a jogo mas, lá está, existe essa intenção", acrescenta, recordando o facto de a sua equipa estar nas meias-finais da Taça da AF Setúbal e ter eliminado o U. Madeira (2.ª Liga) na segunda ronda da Taça de Portugal.


Jandir veste a farda do golo
O jogador com mais golos (9) tem a particularidade de ser o... defesa-esquerdo da equipa. Mas desengane-se quem pensar que Jandir é o habitual marcador de livres directos ou penáltis, embora esses mesmos golos sejam obtidos, na sua maioria, na sequência de bolas paradas.
"Como sou alto [1,93m] tenho facilidade em marcar de cabeça, porque tenho vantagem sobre os meus adversários", explica o defesa cabo-verdiano que, também por isso, tem sido observado pelo scouting dos Tubarões Azuis.
Aliás, representar a selecção é mesmo "o sonho" de Jandir, um militar do Regimento de Transmissões que, por agora, só pensa em subir ao CNS e ficar mais perto dos escalões profissionais. "Queremos ir o mais longe possível. Mas eu, como já tenho 26 anos, só ambiciono experimentar jogar na 2.ª Liga", afirma Jandir, que tem como referência o brasileiro Maicon. Parecenças físicas entre os dois, diga-se, não faltam...


Madureira traz a experiência
Madureira lidera a defesa – onde atuam Alex, Balela, André Freire e Jandir – e é o jogador mais experiente do sector, mas não crê que esse facto seja decisivo. "Somos todos defesas e o mérito tem de ser repartido", sublinha o guarda-redes (36 anos), que não tem em mente manter este registo. "Prefiro ganhar 5-4 e subir de divisão. Isso é o mais importante", acrescenta.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here