NATAÇÃO»» Travessia da Baía de Sesimbra - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

NATAÇÃO»» Travessia da Baía de Sesimbra

Competição foi inteiramente dominada pela SFUAP

Vasco Gaspar e Helena Carvalho foram os vencedores absolutos

Vasco Gaspar e Helena Carvalho (SFUAP) foram os vencedores absolutos da Travessia da Baía de Sesimbra que se disputou no dia 5 de Outubro entre a Praia da Califórnia e a Praia do Ouro.

Com um dia esplêndido, um mar sem ondas e o sol a brilhar factores convidativos à prática da modalidade de águas abertas e com marginal repleta de público a prova, que é uma das mais clássicas e prestigiadas do país, proporcionou um panorama nunca visto na vila de Sesimbra. A iniciativa contou com um número recorde de nadadores (380), sendo 187 federados e 193 não federados, que participaram em representação de 45 instituições oriundas dos mais diversos pontos do país.

Com um intervalo de 10 minutos partiram com grande entusiasmo e elevado espírito desportivo federados e não federados que fizeram do evento uma excelente jornada de propaganda tanto para a vila de Sesimbra como para a modalidade. Entre os federados assistiu-se praticamente desde o início até à chegada a uma verdadeira luta a dois, entre Vasco Gaspar (SFUAP) e Rafael Gil (Amorense). Após a viragem da última bóia, a cerca de 50 metros da meta, os nadadores seguiam juntos e, apesar do forcing final que ambos fizeram para descolarem um do outro, assim se mantiveram até ao fim com o juiz delegado a atribuir a vitória ao nadador piedense. O júnior da SFUAP Afonso Queiroga foi terceiro e Cláudio Pinheiro, do mesmo clube, terminou em quarto lugar. Em destaque estiveram também Daniel Catalão (Amorense) por ter vencido no escalão de infantis e Edgar Santos, também da Amorense, que se classificou em segundo lugar. Tiago Costa (ex-Sporting), que se transferiu para o Laranjeiro, venceu em juvenis, seguido de Filipe Silva e Tiago Freitas, ambos da SFUAP. E, em juniores o primeiro foi Afonso Queiroga, seguido de João Serra (Montemor) e Diogo Freitas (SFUAP).

No sector feminino, a vencedora absoluta foi Helena Carvalho (SFUAP), que parece estar a voltar aos seus belos tempos como nadadora de águas abertas; em segundo lugar classificou-se outra piedense, Marina Sequeira, que foi também a vencedora no escalão de juniores e Inês Santos (SFUAP) triunfou na categoria de juvenis. Em Masters, Cátia Valente (Luz e Vida) venceu nas categorias B & C e Maria Caninas (Masters Almada) triunfou nas categorias F & G, onde Helena Maria Carvalho (SFUAP) se classificou em 3.º lugar.

Mais uma homenagem a José Freitas

José Freitas, nosso colaborador e decano dos treinadores portugueses, foi lembrado e distinguido pela organização no decorrer da distribuição dos prémios. O dia 5 de Outubro era a data limite para o exercício de funções como treinador no clube onde exerceu a sua actividade durante 46 anos e muito contribuiu para o grande desenvolvimento da natação em toda a margem sul do Tejo. Como nadador José Freitas teve a sua primeira participação nesta prova [que seria interrompida em 1960] nos anos 50. Após o 25 de Abril incentivou o poder local a prosseguir com esta clássica travessia no mar de Sesimbra tendo a SFUAP colaborou bastante na iniciativa que nunca mais se deixou de realizar e que passou a constituir um enorme êxito para o Departamento de Desporto e Cultura da Câmara Municipal de Sesimbra. Pelo seu passado, pela sua marca como treinador [olímpico] e pela propaganda que tem dado à modalidade de águas abertas, José Freitas, foi muito saudado e aplaudido por antigos companheiros e por todos os jovens nadadores presentes. No final da festa foi bonito de ver este momento de reflexão sobre o passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here