AMORA»» A festa da Taça na margem sul do Tejo - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AMORA»» A festa da Taça na margem sul do Tejo

A equipa madeirense é de outra galáxia...

“A estratégia passa por adiar o mais possível o golo adversário”

O Amora Futebol Clube é um dos históricos da margem sul do Tejo, um clube que já militou em todos os escalões nacionais; durante três época na 1.ª divisão (de 1980 a 1983), duas na Liga de Honra (1992/93 e 1994/1995) e várias temporadas tanto na 2ª como na 3.ª divisão.

Pelas suas fileiras passaram várias figuras do futebol nacional de onde sobressai Jorge Jesus, actual treinador do Benfica, que iniciou a sua carreira precisamente no Estádio da Medideira, na época de 1989/90. Mergulhado numa profunda crise financeira o clube foi caindo até aos campeonatos distritais onde se encontra actualmente.

Na época passada foi o vencedor da Taça AF Setúbal, título que lhe valeu esta época a participação na Taça de Portugal. Isento na primeira eliminatória cabe-lhe defrontar agora o União da Madeira, uma das equipas mais fortes da II Liga que aposta fortemente na subida de divisão.

Será uma espécie de David contra Golias devido à diferença de valores existente entre as duas equipas. De qualquer forma, entre os amorenses também reina alguma esperança de que possa haver taça.
Vamos tentar fazer o nosso jogo, mas logicamente a estratégia passa por adiar o mais possível o golo adversário, jogando com o bloco baixo e tentando surpreender em transições rápidas e bolas paradas. Com isto não quero dizer que não temos ambições, a nossa equipa também tem muita qualidade, jogamos em casa é um jogo da Taça Portugal, e neste sentido temos que pensar que se formos rigorosos em todos os aspectos, tudo pode acontecer”, disse a propósito o treinador Pedro Amora que aproveitou para fazer também um apelo aos sócios e simpatizantes do clube para aderirem em massa a este jogo que “tem um cheirinho a outros tempos. Ao apoiarem a equipa estão a ajudar a direcção a elevar o clube ao patamar que merece”.

E, a finalizar, Pedro Amora acrescentou que “se formos realistas, à partida, as espectativas não podem ser muitas porque o União este ano apostou forte na subida á 1.ª Liga, é uma equipa profissional, tem outros argumentos, e como tal, iremos encontrar uma realidade que não é a nossa”.

Resta acrescentar que o Amora parte para esta partida motivado pela vitória obtida no passado domingo sobre o Alcochetense por 4-1 em jogo a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da AF Setúbal. Joca, expulso nesse encontro, é a principal ausência na equipa amorense.

Madureira já eliminou a U. Leiria


Foto: Amorafc.com
O guarda-redes Madureira, com 36 anos, que é um dos jogadores mais experientes do plantel, já viveu o estatuto de tomba gigantes quando em representação do Alcochetense eliminou a U. Leiria e também já teve a sensação de defrontar um dos grandes, neste caso o Sporting, quando jogava nos Pescadores da Caparica que ao intervalo ganhavam por 1-0. “São jogos que toda a gente gosta de jogar porque funcionam como uma montra onde todos se podem mostrar, sobretudo os mais novos”.


No caso particular dos guarda-redes, Madureira diz que “por norma há sempre mais trabalho mas por outro lado também nos dá mais vontade de jogar, apesar das probabilidades da bola vir à baliza serem muito maiores”.


E, por fim deixa um conselho aos seus colegas de equipa: “temos que estar sempre muito atentos porque quanto mais tarde eles marcarem mais nervosos ficam, nós galvanizamo-nos e ficamos com mais hipóteses de fazer uma gracinha. O importante é não ter medo porque a responsabilidade é deles. Vamos desfrutar ao máximo este dia e fazer dele uma festa”.


Há 10 anos que as duas equipas não se encontram

Para o Amora o jogo funciona como o reviver dos bons velhos tempos. No histórico dos confrontos realizados entre as duas equipas, quando ambas se encontravam na Divisão de Honra ou 2.ª Divisão Nacional, a vantagem é da equipa madeirense que num total de 14 jogos venceu sete, empatou cinco e perdeu dois. De registar entretanto que nos sete jogos realizados na Medideira, o Amora venceu dois, empatou três e perdeu dois. A última vez que as duas equipas se encontraram na Medideira foi no dia 9 de Outubro de 2004, num jogo relativo à Zona Sul do Campeonato Nacional da II Divisão B, que terminou empatado a uma bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here