TERRAS DA COSTA»» Esta época as expectativas são grandes - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 16 de agosto de 2014

TERRAS DA COSTA»» Esta época as expectativas são grandes

Sob o comando técnico de Marco Batista

“Queremos andar nos lugares da frente e se possível chegar à final”

Marco Batista quer levar o clube à final da Taça Fundação Inatel
Fundado em Novembro de 1983, o Grupo Desportivo Terras da Costa nos seus dois primeiros anos de existência não teve qualquer actividade desportiva. A partir dessa altura, o clube formou uma equipa de futebol de 11 feminino que ainda na década de 80 viria a participar com algum sucesso no Campeonato Nacional onde conquistou alguns troféus e boas classificações como foi o caso de uma empolgante final disputada com o Boavista, que lhe valeu o estatuto de vice-campeão nacional.

Alguns anos depois, já nos anos 90, o futebol feminino foi extinto, e ao mesmo tempo implementado a formação do futebol masculino, começando pelo futebol juvenil, na categoria de juniores com a sua participação no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão tendo depois ascendido à 1.ª Divisão.

Em 2005, o clube iniciou-se no futebol sénior inscrevendo-se na Fundação Inatel para participar no seu campeonato, que tem acontecido com regularidade desde essa data.

Para esta época de 2014/2015, a equipa vai ser treinada por Marco Batista, um ex-jogador da equipa, com grandes conhecimentos e sabedoria de futebol pelo facto de ser considerado um treinador inovador e um líder disciplinado. As expectativas são grandes e a vontade de vencer é enorme como referiu em entrevista ao JORNAL DE DESPORTO o treinador da equipa que tudo vai fazer para colocar o clube nos lugares da frente e se possível levá-lo até à final.

Clube quer atingir um patamar mais elevado

O GD Terras da Costa tem vindo a participar no Campeonato da Fundação Inatel. Esta época, também vai ser assim?
Sim, neste último ano o clube participou no campeonato da Inatel, atingindo a segunda fase com todo o mérito. Para esta época de 2014/2015 o clube, ainda em crescimento, irá participar novamente na competição da Inatel, ambicionando um patamar mais alto equivalendo o seu crescimento.

Como é que está a perspectivar a nova época?
Esta época irá ser, com certeza, difícil como têm sido as outras. Queremos “incomodar” ainda mais equipas, criando um núcleo forte e coeso para as dificuldades que iremos encontrar ao longo do campeonato. O trabalho que tenho estado a desenvolver ao longo do último ano, com a minha equipa técnica, irá com certeza dar frutos. O campeonato da Inatel deixou de ser um campeonato de “pontapé para a frente”, para passar a ser um campeonato onde estão a emergir jovens valores de grande qualidade e jogadores experientes que só vêm enriquecer o campeonato. Contudo, sem trabalho, motivação e confiança, nenhum resultado é atingido.

As condições de trabalho são boas?
Podemos dizer que estamos orgulhoso pelas condições oferecidas pelo presidente Álvaro Nequim, que tudo tem feito para o crescimento do clube. O ano passado foi inaugurado o campo de relva natural, com boas condições para a prática do futebol, e um segundo campo, ainda de terra batida, de futebol 7, que privilegia as nossas condições de trabalho para os campos que encontramos ainda com o mesmo piso. Os balneários foram renovados para acomodar melhor os jogadores. Foi também renovado todo o material de trabalho, incluindo bolas, pinos, barreira, etc. Neste momento, o Terras da Costa é um clube que oferece todas as condições para a prática da modalidade. Por último, foi alcançado um acordo com um clube de divisão superior que privilegia o futebol e o clube.

“Conseguimos manter a espinha dorsal da equipa e alguns reforços”

A equipa da época passada
Em relação ao Terras da Costa, quais são os objectivos para 2014/2015?
Este ano queremos fazer um campeonato tranquilo. Os objectivos passam por ganhar jogo a jogo para podermos andar nos lugares da frente e assim chegar à final. É esta a grande vontade e desejo de todos neste clube. De forma que iremos trabalhar em conjunto para isso. Acho que já merecemos. E, este ano com mais força e união iremos dar tudo para alcançar esse objectivo.

E quanto à equipa há muitas novidades?
Sim, este ano registaram-se grandes mudanças no plantel. Saíram jogadores importantes por motivos profissionais, mas apesar disso conseguimos manter a espinha dorsal da equipa com Paulo Silva, João Nunes, Duarte, Careca, Stinga e Carlitos, que já vestem a camisola do clube há uns anos e sentem amor do mesmo. As novidades deste ano são jogadores experientes que vêm trazer mais competitividade à equipa, como é o caso de Hugo Dias /GR e João Maria /ME (ambos ex-Beira-Mar de Almada), Ponge /M; Gaspar /MC e Mário /DE (ambos ex-Almada AC); Viegas /DC (sem clube); e o regresso de China /MC e Mauro /DD (ex- Pescadores). Mas, o plantel ainda não está fechado. Aliás, nos dias 26 e 29 de Agosto, iremos realizar treinos de captação.

Que terá ficado ainda por dizer nesta pequena conversa?
Quero apenas agradecer a oportunidade de poder divulgar o clube e desejar boa sorte a todos os participantes do campeonato.


JOGOS DE PREPARAÇÃO:
31 de Agosto: União Banheirense - Terras da Costa
7 de Setembro: Terras da Costa - Brejos de Azeitão
10 de Setembro: Terras da Costa - Almada
14 de Setembro: Terras da Costa - Algés
21 de Setembro: Paio Pires (JUN) - Terras da Costa
28 de Setembro: Brejos de Azeitao - Terras da Costa
4 de Outubro: apresentação da equipa aos sócios com um jogo entre o plantel da equipa.


CONSTITUIÇÃO DO PLANTEL:

GUARDA-REDES: Stinga, Hugo, André.

DEFESAS: Carlitos, Chou, Mauro, Bambi, Américo, Viegas, Mário, Martinho, Xana.

MÉDIOS: Ponge, Paulo Silva, João Maria, Duarte, Nunes, Gaspar, Luís, Pisco, Dongoxe, Félix, Careca.

AVANÇADOS: Carlos Verinho, Zé Black.

NOTA: o plantel não está fechado porque ainda existem dúvidas sobre alguns jogadores e porque os treinos de captação poderão vir a trazer também mais qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here