CCD BREJOS DE AZEITÃO»» Vai ter futebol sénior já a partir da próxima época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CCD BREJOS DE AZEITÃO»» Vai ter futebol sénior já a partir da próxima época

Jorge Fernandez será o treinador

“Vou iniciar este novo projecto de corpo e alma e com toda a gana”

O Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão, fundado em 1976, tem vindo a desenvolver a sua actividade desportiva junto das camadas mais jovens. O trabalho realizado tem sido meritório e os resultados desportivos começam a aparecer como foi o caso da última época que culminou com a subida da equipa de juniores à 1.ª Divisão Distrital.

Para dar seguimento aos jovens saídos da formação, o clube entendeu que chegou a altura de formar uma equipa de seniores. Entrar nas competições oficiais a nível da Associação de Futebol de Setúbal [provavelmente em 2015/2016] é o grande objectivo. Contudo, porque não quer dar o passo maior que a perna, esta época para já a ideia passa apenas por participar nas competições da Fundação INATEL.

Jorge Fernandez, que na época passada orientou o Botafogo (Cabanas) na Taça Fundação INATEL, depois de alguns anos passados a trabalhar no futebol juvenil nomeadamente na ADQC e Charneca de Caparica, foi o homem escolhido para liderar o projecto que deverá arrancar durante o mês de Agosto ou Setembro.

Retido no hospital em virtude de ter sofrido um acidente de viação que o deixou muito mal tratado, Jorge Fernandez está desejoso de regressar a casa para começar a planificar o trabalho e iniciar o projecto porque o futebol faz parte da sua vida. “De muletas ou de cadeira de rodas, vou iniciar este novo projecto de corpo e alma e com toda a gana”, disse o conceituado técnico na entrevista que concedeu ao Jornal de Desporto.

“Os treinos devem começar em Setembro”

Como é que está a evoluir o estado de saúde após o acidente sofrido?
Felizmente, após duas operações, uma inicial e outra de reconstrução que vai ser avaliada no dia 8 deste mês, tudo parece bem encaminhado para ter um final feliz, segundo os médicos. A medicina é um pouco como o futebol, não é uma ciência exacta. Mas, tenho uma fé muito grande que tudo vai correr bem.

Quando é que está previsto o regresso à actividade de treinador?
O futebol faz parte da minha vida. É um hobby que levo muito a sério. Portanto, quer seja de muletas ou de cadeira de rodas, uma coisa é certa, vou iniciar este novo projecto de corpo e alma e com a gana toda. Já está tudo muito avançado e, eu, nunca fui homem de desistir de nada, a palavra dada vale tudo. Ainda não foi estabelecida uma data em concreto mas os treinos devem começar em Setembro, tudo depende do início do Campeonato no Inatel que é sempre incerto.

Depois do bom trabalho realizado nas Cabanas ao serviço do Botafogo, esta nova época surge uma nova aposta. Porquê a mudança?
Sem dúvida, foi realizado um trabalho extraordinário no Botafogo. O projecto de seniores estava parado há três anos e foi necessário arranjar jogadores que estivessem dispostos a jogar no Inatel em pelado com as condições mínimas. Não foi fácil mas devido aos meus conhecimentos consegui trazer 25 jogadores para iniciar o projecto e, foi graças a eles, que fizemos um excelente campeonato. Fomos apurados para a 2.ª fase, mas depois é preciso condições que motivem os jogadores a não faltarem aos treinos. O pelado, e outras coisas, não ajudam nada mas também não posso deixar de salientar que o Botafogo passa por imensas dificuldades a nível financeiro porque as ajudas são quase nulas. Só consegue sobreviver devido ao seu presidente que passa 24 horas no clube e faz tudo o que é necessário, mas um clube com seniores não pode ter só uma pessoa a tratar de tudo mas sim uma direcção forte e coesa. Foi isso que encontrei nos Brejos, daí a minha decisão de mudar. Condições de trabalho para mim e para os jogadores são fundamentais.

“Os seniores vão absorver os juniores mais talentosos”

Nos Brejos de Azeitão será o arranque da equipa sénior, um projecto inovador no clube. Em que consiste, concretamente?
Vai ser um projecto inovador nos Brejos porque antes nunca houve no clube este escalão. Actualmente, os seniores são vistos como um escalão que rouba recursos financeiros aos outros, mas não é bem assim. Na realidade, quem pensa assim está errado. Neste projecto, os seniores vão absorver os juniores mais talentosos que sobem de escalão dando-lhes a oportunidade de prosseguirem o seu percurso futebolístico.

Para já o objectivo passa por participar no campeonato do Inatel mas futuramente a intenção é integrar os campeonatos da AF Setúbal, é isso?
Exactamente. Como projecto inicial vamos disputar o campeonato do Inatel, se tudo correr bem e o grupo for bom e coeso, como eu espero, julgo que o clube tem todas as condições para disputar o campeonato distrital da AFS, essa é uma segunda fase que está prevista com o apoio da direcção e dos sócios. Mas, vamos esperar e dar tempo porque os clubes passam grandes dificuldades económicas. Os Brejos de Azeitão têm uma direcção muito bem organizada e bons coordenadores desportivos, por isso creio que vai ser uma questão de tempo até chegarem ao topo.

“Inatel já não é como antigamente,
jogado por barrigudos e pontapé para a frente”

Alguns destes jogadores vão fazer parte da equipa sénior
Equipa de juniores que subiu à 1.ª Divisão Distrital
Já há alguma coisa pensada sobre a forma vai ser formada a equipa?
Como é sabido, o campeonato do Inatel já não é como antigamente, jogado por barrigudos e pontapé para a frente. Actualmente é um campeonato muito competitivo e com uma dureza algumas vezes excessiva, logo os jogadores a escolher têm que ter alguma experiência de Inatel, por isso muitos dos jogadores que estavam comigo no Botafogo vão comigo para os Brejos. Já estão todos contactados e certos, depois o plantel será complementado com os juniores que sobem e ex-juniores que estavam parados, por não haver seniores. Acredito que a afluência vai ser enorme porque os Brejos têm muito boas condições para a prática do futebol. Vamos esperar para ver.

Como é que as pessoas dos Brejos de Azeitão estão a encarar a iniciativa. Há algumas indicações?
Como devem calcular a expectativa é grande porque se trata de uma novidade. Todas as pessoas vão estar de olho em nós, por isso a escolha do grupo é fundamental para que não haja problemas. Claro que as vitórias são importantes mas não é a qualquer preço que as queremos, mais importante que as vitórias é o espírito de grupo e a disciplina.

Que ficou ainda por dizer nesta pequena conversa?
Julgo que ficou tudo dito. Só quero agradecer ao Presidente Cabaço e ao vice Luís Pinto a confiança depositada em mim. Vou fazer tudo para honrar o Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here