AF SETÚBAL»» Encerramento da época desportiva de 2013/2014 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 8 de julho de 2014

AF SETÚBAL»» Encerramento da época desportiva de 2013/2014

Cidade do Barreiro recebeu os novos campeões

Grupo Desportivo Fabril foi o clube mais premiado

Desp. Fabril recebe troféu relativo ao título conquistado na 1.ª Divisão Distrital
O auditório municipal “Augusto Cabrita” acolheu na passada sexta-feira, a Festa de Encerramento das Actividades da AF Setúbal 2013/14. Na presença de meio milhar de espectadores a instituição distrital promoveu a tradicional entrega dos troféus às equipas campeãs nas competições por si organizadas e homenageou as duas selecções distritais que mais se destacaram nas provas nacionais inter-associações, duas figuras ligadas à arbitragem e um atleta que esta época estreou-se ao serviço da Selecção Nacional. Neste campo, será também de registar a homenagem feita ao Grupo “Os Indefectíveis”, pelo título nacional da terceira divisão em futsal e ao Beira-Mar Atlético Clube de Almada pela promoção ao Campeonato Nacional de Juniores da I Divisão.

De acordo com a iniciativa que já vem de alguns anos, a AF Setúbal realizou a cerimónia no concelho da equipa que venceu o campeonato distrital de futebol sénior da 1.ª divisão. Em 2013/14, o título foi conquistado pelo GD Fabril, pelo que a prestigiada cerimónia decorreu no Barreiro. Evento para o qual foi garantida a colaboração da Câmara Municipal, na cedência do Auditório Municipal “Augusto Cabrita”.

Sousa Marques (AF Setúbal) e Carlos Humberto (CM Barreiro)
E, perante casa cheia, coube ao presidente do município barreirense, Carlos Humberto, as honras de abertura da noite festiva. «Bem-vindos ao concelho do Barreiro, uma terra de desporto e associativismo, com tradições no futebol. É igualmente uma terra de solidariedade e de trabalho. Desejo a todos os premiados que para o próximo ano possam voltar a ser distinguidos. Mas para nós, no Barreiro, o mais importante é ter muita gente a praticar desporto, muitos a praticar futebol, porque só com muita gente a dinamizar a prática desportiva é que haverá campeões. Campeões que saem de um trabalho de base. A todos, os que levam mais longe os nomes das suas terras um grande abraço e parabéns à Associação de Futebol de Setúbal», lançou o edil.

À saudação institucional do responsável do município, Joaquim Sousa Marques, presidente da direcção da AF Setúbal, registou a presença dos muitos presentes e lembrou a importância dos clubes filiados nos números que reflectiram a dinâmica competitiva da nossa associação.

B. Mar de Almada foi homenageado
pela subida à 1.ª  Divisão Nacional de Juniores
«Em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença de toda esta grande família do futebol distrital e à Câmara do Barreiro, na pessoa do presidente, que não dispensou a sua presença nesta grande festa, por toda a colaboração, uma vez mais, para que este evento fosse possível realizar no concelho. Agradecer, igualmente, a presença dos demais convidados, que muito nos honram nesta festa do futebol distrital», começou por elogiar o dirigente associativo.

«Mais uma época termina, depois de um ano difícil, mas no qual os clubes souberam desenvolver o seu trabalho e o reflexo são os números apresentados. A AF Setúbal contou com 110 clubes filiados, 580 equipas que disputaram as provas organizadas pela nossa instituição e que estiveram envolvidas em 5670 jogos, através de 9534 atletas. Números a que se acrescentam os 360 árbitros que participaram nos desafios realizados nas modalidades de futebol e futsal. Isto são números significativos e, por isto, todos os clubes estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol das suas colectividades e do futebol distrital», vincou Sousa Marques.

O líder da direcção da AF Setúbal não esqueceu a formação técnica. «Nesta época que agora terminou, foi possível reactivarmos a formação de treinadores, que há muito estava suspensa. E desta forma, foi possível criar quatro cursos, que envolveram um total de 117 novos formandos, que garantirão aos clubes e às suas equipas, uma melhor qualidade para a prática das modalidades no nosso distrito. Continuamos, igualmente, com a formação dos árbitros, sector para o qual conseguimos formar mais 31 elementos».

«Destacamos ainda nesta época as nossas selecções distritais, em especial a selecção de futsal feminino de sub-21, qua foi campeã nacional e a de futebol masculino sub-14, que ficou no 3.º lugar do Torneio “Lopes da Silva”. Dois motivos de grande regozijo para a AF Setúbal, mas que resulta no trabalho fundamental que é desenvolvido pelos clubes», rematou o presidente associativo, na sua intervenção de abertura da cerimónia.

Ezequiel Feijão também foi homenageado
Ao logo da noite, numa festa sempre muita animada e cheia de entusiasmo, superiormente, conduzia pelo apresentador Vítor Lima, diversos responsáveis dos órgãos sociais da AF Setúbal, subiram ao palco para entregar mais de 70 troféus aos campeões distritais e vencedores da Taça de Disciplina “Leopoldo Vilarinho”.

Nesta edição da gala de encerramento, a AF Setúbal reservou momentos para homenagear as duas selecções distritais referidas, bem como Ezequiel Feijão e António Candeias (pelos serviços prestados à arbitragem), e André Horta, futebolista do Vitória de Setúbal, que registou a sua 1.ª internacionalização por Portugal, na equipa de sub-18.

No que respeita à arbitragem foi destacado o primeiro lugar de André Narciso na categoria nacional, C2, que o leva a um cenário de topo na arbitragem nacional. E, foram também mencionados todos os árbitros que conseguiram classificações de topo no final da temporada no futebol e futsal distrital, nomeadamente Paulo Barradas, Pedro Almeida, Ricardo Guerreiro, Tatiana Martins, Nuno Brás, Sérgio Carvalho, Sérgio Lobo, Tiago Marques, Filipe Costa, Rui Chixareiro, Daniel Carvalho, Tiago Rodrigues, Nuno Baltazar, Ruben Bolegas, Diogo Santos, Bruno Tavares, Isabel Ribeiro, Telmo Batista, Fernando Oliveira, Pedro Ramos, Rui Paulo, Vítor Augusto e os candidatos a árbitro Marlene Ferreira, e observador Joel Gonçalves.


Algumas das declarações proferidas durante a cerimónia:

Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal

Aníbal Guerreiro
Estes prémios são o corolário de uma época de muito trabalho no seio da nossa arbitragem. Todos os árbitros trabalharam bem e foram dedicados. Agradeço aos árbitros o contributo que deram à arbitragem e à associação e desejo que na próxima época tenhamos mais e melhores árbitros. Continuamos a precisar de árbitros para as competições. Temos assumido esse esforço e há que manter essa procura. Apelo aos clubes que incentivem os jovens que venham para arbitragem e que colaborem connosco neste desafio».


Ezequiel Feijão
«Agradeço esta homenagem que muito me orgulha. Desejo a todos os jovens árbitros que trabalhem, trabalhem, teórica e fisicamente, que frequentem os núcleos, porque os frutos dessa dedicação aparecerão com certeza».

António Candeias
«Estou grato por este reconhecimento, que dedico à minha família. Para os árbitros mais novos, desejo que desenvolvam esta actividade com todo o prazer, porque no futuro, em resultado do seu trabalho, irão colher o resultado dessa dedicação».

Silveira Ramos, coordenador técnico nacional da FPF
«Esta selecção de futsal feminino da AF Setúbal foi composta por um grupo de raparigas que são um bom exemplo do desportivismo e do prazer de jogar futsal e são pioneiras. Pioneiras porque estão ligadas a um título inédito e daqui a muitos anos serão lembradas por este sucesso, que quero acreditar irá relançar o futsal no feminino nesta região. É uma grande felicidade para associação poder contar com este grupo de atletas e treinadores. Parabéns a todos».

Rui Manhoso, vice-presidente da FPF
«Agradecer o convite da AF Setúbal endereçado à Federação, e dizer que é uma honra poder participar nesta grande festa do futebol da associação. Uma instituição que tem trabalhado muito bem em nome do desenvolvimento do futebol nas camadas jovens, não esquecendo, que este trabalho só é possível porque existe uma série de dirigentes e treinadores nos clubes locais que muito contribuem para este resultado final. Parabéns a todos os que venceram e aos que não conseguiram esse objectivo, mas todos são a essência do desporto e do futebol português».

CAMPEÕES DE 2013/2014:
Na lista de campeões há a salientar os seis títulos conquistados pelo Desportivo Fabril que venceu o Campeonato Distrital de Seniores da 1.ª Divisão, Iniciados da 3.ª Divisão e todos os títulos em disputa no futebol de 7 [Infantis e Benjamins, de 1.º e 2.º ano]. Destaque também para o Charneca de Caparica que conquistou dois títulos nas categorias de Juniores e Juvenis da 2.ª Divisão.

No futsal, os clubes com mais títulos conquistados foram a Escola D. João I que venceu o campeonato distrital de Juniores, Iniciados e Infantis e a Casa do Benfica de  Alcochete que foi campeão na categoria de seniores femininos, vencendo ainda a Taça AFS e a Supertaça.

Charneca de Caparica mostra troféus conquistados
FUTEBOL DE 11
SENIORES - 1.ª Divisão: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
SENIORES - 2.ª Divisão: Clube Olímpico do Montijo
SENIORES - Taça AFS: Amora Futebol Clube

JUNIORES – 1.ª.Divisão: Clube Desportivo Cova da Piedade
JUNIORES – 2.ª Divisão: Charneca de Caparica Futebol Clube

JUVENIS – 1.ª Divisão: Ginásio Clube de Corroios
JUVENIS – 2.ª Divisão: Charneca de Caparica Futebol Clube

INICIADOS – 1.ª Divisão: Almada Atlético Clube
INICIADOS – 2.ª Divisão: Grupo Desportivo Alcochetense
INICIADOS – 3.ª Divisão: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro


FUTEBOL DE 7
INFANTIS - 2º ano: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
INFANTIS - 1º ano: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro

BENJAMINS - 2º ano: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro
BENJAMINS - 1º ano: Grupo Desportivo Fabril do Barreiro


FUTSAL
SENIORES MASCULINOS: Santa Marta do Pinhal
SENIORES MASCULINOS - Taça AFS: Bairro do Laranjal
SENIORES MASCULINOS - Supertaça: Santa Marta do Pinhal

SENIORES FEMININOS: Casa do Benfica em Alcochete
SENIORES FEMININOS- Taça AFS: Casa do Benfica em Alcochete
SENIORES FEMININOS- Supertaça: Casa do Benfica em Alcochete

JUNIORES MASCULINOS: EB D. João I
JUNIORES FEMININOS: Estrelas do Feijó

JUVENIS MASCULINOS: Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica

INICIADOS: EB D. João I

INFANTIS: EB D. João I

BENJAMINS: Sporting Clube Banheirense


Fonte: Notícias AFS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here