INICIADOS»» Almada é Campeão Distrital da 1.ª Divisão - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 11 de maio de 2014

INICIADOS»» Almada é Campeão Distrital da 1.ª Divisão

Tiago Coelho, treinador da equipa:

 "Sinto-me feliz por ter ajudado os jogadores a alcançar este título" 


O Almada Atlético Clube é o campeão distrital da 1.ª divisão. O título conquistado assenta-lhe na perfeição porque andou desde sempre no comando da tabela classificativa, nas três primeiras jornadas tendo por companhia alguns adversários, mas a partir daí sempre de forma isolada, facto que revela bem a qualidade dos seus jogadores e a superioridade que foi evidenciando ao longo do campeonato.

No final da primeira volta a vantagem em relação ao segundo classificado [Barreirense] era precisamente de 11 pontos, com a particularidade de ter ganho todos os jogos [13] até então realizados, situação que se manteve até à 17.ª jornada.

A equipa almadense que volta a colocar o clube em provas nacionais, depois de algum tempo de ausência, terminou a competição com 26 vitórias, três empates [dois em casa com o Amora e Barreirense e um na Arrentela] e apenas uma derrota [no Pinhal Novo, na 19.ª jornada] e no seu percurso há a salientar duas grandes goleadas, 12-1 aos Amarelos e 11-0 ao Paio Pires.

“Esta será a primeira participação do clube
no campeonato nacional de iniciados”

Para assinalar o facto, o Jornal de Desporto manteve uma breve conversa com Tiago Coelho, o treinador principal da equipa, que falou então com mais pormenor como tudo aconteceu.
O Almada foi ganhando alguma vantagem que lhe permitiu conquistar o título a algumas jornadas do fim. Isto quer dizer que foi mais fácil do que esperava ou foi a qualidade do plantel que tornou a equipa mais forte?
Conquistámos o primeiro lugar à segunda jornada e não mais o largámos. Mais do que facilidade ou qualidade, houve sempre uma grande ambição de vencer dentro do grupo, que jogo a jogo, com humildade e respeitando todos os adversários, foi conseguindo construir uma vantagem confortável, que nos permitiu embalar rumo ao título. O plantel tem muita qualidade mas havia também outras boas equipas, como o Barreirense e o Pinhalnovense, que valorizaram ainda mais a nossa conquista. Porém, volto a destacar a qualidade humana e amizade dentro do grupo de trabalho, que foi certamente o factor determinante do sucesso da equipa.

Como é que o grupo de trabalho viveu o momento?
O grupo viveu o momento com grande alegria, são jovens que trabalharam semanalmente com muito empenho e que sacrificaram alguns momentos das suas vidas por um objectivo, logo, a satisfação por alcançar o título de iniciados foi vivido num ambiente de festa e de grande união.

“Nos últimos seis anos colocámos
19 jogadores nos grandes de Lisboa”

Para o clube é também o regresso a uma competição nacional depois de alguns anos de ausência...
Sim é um momento muito importante para o clube que estava afastado dos nacionais de formação há já algum tempo, e no caso especifico do escalão de Iniciados, acaba por ser um momento marcante e histórico, uma vez que se irá traduzir na primeira participação do clube no campeonato nacional de iniciados. Sentimos claramente que este é o lugar onde o clube deverá estar. Esperamos que se mantenha por lá durante muitos anos.


E agora, ao que consta estão já a preparar a nova temporada que não se apresenta nada fácil porque provavelmente irão competir com equipas de grande gabarito...
Estamos a preparar as coisas com ponderação, conscientes da tarefa que temos pela frente. Iremos estar inseridos na Série F, que é somente a série mais forte do país, pois o campeão nacional, sai quase sempre da série F, logo todo o processo de preparação e recrutamento terá de ser feito com a devida consciência, desafio que temos pela frente. Porém, o mais importante é o projecto do clube que define o atleta como o epicentro de toda a sua estrutura formativa. Não é por acaso que nos últimos seis anos colocámos 19 jogadores nos grandes de Lisboa. Este facto revela bem o nosso trabalho e a nossa filosofia que por vezes nos prejudica desportivamente, no entanto, tal como afirmei anteriormente, o atleta é o mais importante. Se desenvolvermos de forma equilibrada os nossos atletas, teremos certamente equipas fortes e equilibradas. Assim, penso que fica claro que um atleta ao ingressar no Almada AC, entra num processo formativo de qualidade que o ajuda na procura dos seus sonhos e ambições.

Para si, em termos pessoais que representa este título?
Sinceramente, não penso muito nisso. Mais do que ser algo pessoal, é algo que que vai ao encontro de todas as horas dedicadas ao projecto de formação do Almada AC, que, juntamente com os meus colegas de trabalho, vamos trilhando um caminho que nos orgulha. Obviamente que me sinto feliz por ter ajudado os meus jogadores a alcançar este título, eles são os grandes obreiros desta caminhada, e sei que todos eles saíram mais fortes, mais jogadores e mais homens, deste ano desportivo. Isto é, sem dúvida, o que mais representa para mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here