CICLOTURISMO»» Entre Seixal e Alandroal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

CICLOTURISMO»» Entre Seixal e Alandroal

No próximo sábado...

Sérgio e Nélson Rosado organizam passeio de bicicleta

Os irmãos Sérgio e Nélson Rosado, do grupo musical Anjos, organizam no sábado, dia 26 de Abril, a 5.ª edição do Seixal - Terena, em bicicleta. Com um carácter de cicloturismo, a iniciativa pretende juntar um grupo de ciclistas para percorrer um percurso que une o Município do Seixal à vila de Terena, no Alandroal.

A participação não requer inscrição e a concentração tem lugar junto à sede da Sociedade Filarmónica Timbre Seixalense, às 8.30 horas.

O percurso na distância de 200 Km é feito sobre asfalto, em vias nacionais e municipais, sendo ideal a utilização de uma bicicleta de estrada.


Como tudo começou...

A iniciativa realiza-se desde 2010 e Nelson Rosado, o seu principal mentor, conta como tudo começou:

“Vem de longe a minha ligação ao Alentejo, direi mesmo que é uma ligação de "sangue" uma vez que a minha mãe é natural do Alentejo. Apesar da terra natal da minha mãe ser Rio de Moinhos, concelho de Aljustrel (Baixo Alentejo) lugar que tanto me diz por razões óbvias. No entanto foi no Alto Alentejo, na freguesia de Terena, concelho do Alandroal, que fui encontrar um "refúgio", chamemos-lhe até um género de " retiro espiritual" que muito me diz, gostei das suas gentes, pessoas de trato fácil e humildes, gostei das paisagens e claro que pesou o facto de ter algumas pessoas no meu circulo restrito de amigos que são oriundos desta fantástica Vila, daí até adquirir há uns anos atrás, uma propriedade nesta fantástica terra foi um instante, bem como também a realização de um sonho, mas adiante, é por todos conhecido, a minha, e também do meu irmão Sérgio, enorme paixão e principal Hobby que são as bicicletas (nas vertentes BTT e Cicloturismo). 
Recordo que foi em 2010 que lancei um desafio a um grupo de amigos, com quem costumava fazer uns passeios de bike, que seria fazer o percurso Seixal (que é a minha terra natal) - Terena em bicicleta de estrada, e nada melhor que aproveitar um dos dias importantes das grandes festas da Vila de Terena, que são as festas em honra da nossa senhora da Boa Nova, para o fazer! E assim foi, o grupo pioneiro em 2010 era composto por mim (Nelson Rosado), Pedro Duque, Wilson, Natalino Lopes, Ricardo Chasqueira e o Manuel Rosado que conduzia o carro de apoio, a viagem durou 6 horas e 15 minutos sem percalços de maior, quanto à chegada posso-vos garantir que é de uma magia e emoção indiscritível!!!! a chegada é no largo principal em frente ao Monumento Nacional (que é uma igreja fortaleza) da Boa Nova, e tudo isto momentos antes de se iniciar uma das mais antigas e bonitas procissões da Península Ibérica. Gostei tanto da experiência que todos os anos pela mesma altura do ano (o primeiro fim de semana a seguir à Pascoa) lá vou eu, umas vezes sozinho, outras vezes acompanhado:) fazer o percurso/passeio/peregrinação em bicicleta (chamem-lhe o que entenderem) ”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here