ASSOCIATIVISMO I Convívio do Movimento Associativo da Freguesia de Amora - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 26 de março de 2014

ASSOCIATIVISMO I Convívio do Movimento Associativo da Freguesia de Amora

No Centro Cultural e Desportivo das Paivas

Dezenas de dirigentes e técnicos participaram no evento

Dezenas de dirigentes e técnicos do movimento associativo participaram, dia 22 de março, no Centro Cultural e Desportivo (CCD) das Paivas, no I Convívio do Movimento Associativo da Freguesia de Amora, no qual se debateu as «dificuldades dos dirigentes associativos e a necessidade de formar novos dirigentes», o «atletismo», as «férias desportivas», as «atividades físicas para a população sénior», o «futsal», as «atividades náuticas» e a «comunicação».

Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de Amora, em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal, realizou-se durante todo o dia, dividindo-se em duas partes distintas, que se complementaram. Na parte da manhã os participantes discutiram os temas propostos e à tarde apresentaram as conclusões dos mesmos.
No final, António Francisco Monteiro Pepe, presidente da Direção do CCD das Paivas, agradeceu a presença de todos no Convívio. «Sem vocês isto não tinha graça nenhuma. Espero que se tenham sentido bem nesta casa», afirmou, frisando que «merece a pena ser velho para ver a vontade da juventude em trabalhar em prol da causa comum». «Ainda há quem diga que o associativismo está em crise. Não pode ser verdade com todos estes jovens», valorizou António Pepe, que ofereceu uma lembrança à Junta de Freguesia de Amora.





Momento importante

A concluir os trabalhos interveio Manuel Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Amora, que informou que as conclusões ali apresentadas serão, mais tarde, detalhadas e discutidas, nomeadamente pela Comissão Desportiva de Freguesia.
«Este primeiro encontro é um marco muito importante para a Freguesia», salientou, enaltecendo a forma como «as associações responderam ao convite da Junta, com os seus dirigentes e técnicos», mas também a forma como a Câmara Municipal do Seixal «disponibilizou toda a sua equipa da Divisão do Departamento do Desporto para participar neste Encontro». «De outra forma, não teríamos chegado às conclusões que obtivemos e que foram hoje aqui apresentadas», disse Manuel Araújo, fazendo uma «referência muito especial» a Nelson Ramos, que teve um papel muito importante na construção do I Convívio do Movimento Associativo da Freguesia de Amora.

Comunicação

De seguida, o Presidente da Junta de Freguesia de Amora falou dos painéis que estiveram em discussão. Sobre a «comunicação», destacando a sua importância, referiu que existem clubes e associações que «aproveitam muito bem as redes sociais para divulgar as suas atividades». No entanto, acrescentou, há a «necessidade de chegar a todas as pessoas, nomeadamente aos novos habitantes, para que se integrem na vida social da Freguesia e conheçam a oferta que cada clube e associação têm na parte desportiva, recreativa e cultural».

Futsal

Relativamente ao «futsal», Manuel Araújo falou da necessidade da «partilha dos pavilhões e dos polidesportivos». «O futsal, particularmente o federado, exige que seja praticado em pavilhão, que, na Freguesia, não são muitos», lamentou, informando que os espaços existentes são os pavilhões escolares da Pedro Eanes Lobato e da Manuel Cargaleiro.
«Continuamos há muito tempo, junto do Governo e do Ministério da Educação, a reclamar a concretização do pavilhão da EB2 da Cruz de Pau, que está prometido e que muita falta nos fazia para dar resposta aos pedidos do movimento associativo», precisou, dizendo: «Estamos atentos e estaremos disponíveis para melhorar os espaços existentes», prometeu, dando como exemplo o Pavilhão da Quinta da Princesa, ao qual a Junta de Freguesia «disponibilizou toda uma série de materiais que os dirigentes do Clube estão a aproveitar para melhorar o espaço».

Atividades náuticas

Também as «atividades náuticas», desenvolvidas na Freguesia por duas associações, deverão ser «privilegiadas», sendo importantes na concretização do que «ambicionamos para a nossa Baia». «Só é possível praticar esta modalidade quando a maré o permite. Esta é uma questão que teremos que ver no futuro muito próximo, para ver que condições haverá para dragar um canal», acentuou o Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Atletismo

Sobre o «atletismo», Manuel Araújo sublinhou que esta é uma modalidade que tem «uma relevância muito grande no município», existindo mesmo, na Freguesia de Amora, a Pista de Atletismo Carla Sacramento. «Na Freguesia de Amora existem clubes que promovem, ao longo do ano, diversas provas de atletismo, alguns com um nível bastante grande. Mas também sabemos que não existe formação de jovens atletas», salientou, contrapondo com a participação de centenas de jovens nos corta-matos escolares. «Não sei se os clubes estão a chegar às escolas, no sentido de aproveitar todo o trabalho que ali é feito pelos professores», referiu, lembrando que «o atletismo não envolve muito dinheiro, antes muito tempo e disponibilidade dos técnicos».

Férias desportivas

Relativamente às «férias desportivas», nomeadamente as que decorrem no período de Verão, têm, também, «cada vez mais importância». «Têm sido alguns clubes e associações da nossa Freguesia a dar resposta, especialmente no mês de julho, às crianças que ficam sem ocupação neste período», disse o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, salientando, entre muitos outros exemplos, o trabalho desenvolvido pelo CCD das Paivas, «uma referência na questão das férias desportivas».
«Também nesta área há que partilhar os equipamentos existentes», afirmou, referindo, num outro ponto debatido na parte da manhã, a necessidade de mais transportes que «facilitem a deslocação das crianças». «Sabemos que não é fácil deslocar tantas crianças que estão envolvidas nestes projetos, para além dos custos, se tivermos de contratar empresas para o fazer», explicou. As preocupações de Manuel Araújo, nesta área, prendem-se ainda com o facto de haver muitas crianças que não têm qualquer possibilidade de pagar as refeições nas «férias desportivas».

População sénior

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora lembrou que há um elevado número de população sénior que participa nas atividades físicas desenvolvidas na Freguesia, mas existem outros tantos que não têm qualquer atividade. «Importa saber, não só através das associações de reformados, que propostas e que respostas é que poderemos encontrar para, de facto, dar a estas pessoas uma ocupação saudável no seu dia-a-dia», acentuou, informando que a Junta de Freguesia de Amora vai instalar, na Zona Ribeirinha, alguns equipamentos geriátricos. Na sua intervenção manifestou-se ainda a favor da construção, como foi defendido no Convívio, de um campo para jogos tradicionais, como a malha e a petanca.

Dirigentes associativos

Por último, Manuel Araújo falou das «dificuldades dos dirigentes associativos e a necessidade de formar novos dirigentes». Do debate saiu a questão das carrinhas que transportam pessoas e atletas, que muitas vezes não cumprem a recente legislação.

Fonte: http://www.jf-amora.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here