PORTUGUESES LÁ POR FORA… - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PORTUGUESES LÁ POR FORA…

Diogo Nobre perspectiva a nova época no Peimari United

“Queremos ser campeões da 5.ª divisão finlandesa e chegar à final da Taça Regional”

Diogo Nobre, o grande mentor do projecto
Pedro Cardoso (ex-Almada), Adimar Neves (ex-B. Mar de Almada) e Tiago Ramalho (ex-C. Piedade) vão continuar na Finlândia a jogar no Peimari United clube treinado por Diogo Nobre (natural de Corroios) que está a realizar um excelente trabalho naquele país. Na época passada foram campeões sem conhecerem o sabor amargo da derrota e porque o seu desempenho agradou os dirigentes do clube resolveram apostar na sua continuidade com o objectivo de fazerem o mesmo embora numa divisão superior. O campeonato só começa em Abril e a Taça Regional em Março mas a equipa já trabalha com vista à nova temporada apesar das baixas temperaturas registadas que obrigam por vezes a jogar em campos com aquecimento subterrâneo para derreter a neve.

Num breve contacto que estabelecemos, Diogo Nobre conta-nos como está a decorrer a actividade dos nossos conterrâneos por aquelas bandas e ao mesmo tempo revela-nos algumas curiosidades sobre o clube que continua a crescer a um ritmo impressionante graças ao empenho e dedicação dos portugueses que levaram para aquele país novos métodos de trabalho que estão a resultar em pleno.

“Entrámos muito bem na Taça da Finlândia”

Já começou a nova época desportiva?
Bem, a verdade, é que ainda estamos longe disso, no sentido da “verdadeira época desportiva”. O campeonato só começa em Abril e a Taça Regional em Março mas a Taça da Finlândia já começou, porque as duas primeiras rondas são só para equipas da 6ª à 3ª divisão, nesta fase serve um pouco como pré-época. Infelizmente é muito difícil haver muitos jogos no Inverno, por causa das temperaturas, mas conseguimos jogar desta vez, num campo de relva sintética, com aquecimento subterrâneo que derrete a neve.

Como é que está a decorrer a vossa participação na Taça da Finlândia?
Entrámos muito bem na Taça. Tivemos sorte na 1ª ronda porque ficámos isentos mas ganhámos agora 4-1 na casa do adversário (equipa da 4ª divisão). Esta foi a estreia total do nosso clube e dos jogadores na Taça da Finlândia, a competição mais antiga do país. Estamos agora à espera do sorteio para a 3ª eliminatória onde já entram as equipas da 1ª e 2ª divisão. Vai ser um desafio incrível!

Alguns jogadores na estreia da Peimari Arena

“Conseguimos renovar com
todos os portugueses”

Os portugueses vão continuar?
Sim. Conseguimos renovar com todos os jogadores (Tiago Ramalho, Adimar e Pedro Cardoso) que fizeram um grande trabalho o ano passado. O treinador Hugo Henriques (meu adjunto + formação) assinou também contrato e vamos acolher mais um treinador estagiário (ex-SCP) porque o clube está a aumentar as equipas jovens e precisávamos de mais gente qualificada para trabalhar com os meninos. Temos agora mais de 100 atletas, o que é muito bom para um clube tão jovem!

Há caras novas no plantel?
Sim, temos um central novo (Iraniano) que veio para formar dupla com o Adimar na defesa e um extremo vietnamita muito veloz proveniente das camadas jovens do Inter Turku e foram promovidos quatro rapazes nascidos em 96 que vieram da nossa equipa de juniores B. Todas as caras novas foram recrutadas na Finlândia. São jogadores locais, embora filhos de emigrantes. Quanto a portugueses, resolvemos apostar na continuidade, embora no Verão possa haver a possibilidade de ser contratado um “número 10” porque o nosso vai para o exército por já ter 18 anos. É um grande problema com o qual vamos ter de lidar na segunda volta do campeonato. Quatro habituais titulares e um suplente vão para o exército este verão…


“A equipa não perde um jogo oficial
desde 1 de Setembro de 2012”

Depois da brilhante temporada feita no ano passado. Quais são os objectivos para esta nova época?
Cinquenta pessoas acompanharem a equipa a Rauma com
15 graus negativos 
para ver um jogo de futebol
numa terra distante
Bem, penso que “habituámos mal” as pessoas da comunidade pelo facto de termos tido só vitórias o ano passado. Aliás, a equipa não perde um jogo oficial desde o dia 1 de Setembro de 2012. A partir daí tem sido só vitórias. No domingo passado cinquenta pessoas seguiram-nos para ver jogar a equipa numa cidade distante para a taça e posso-vos dizer que isto é único em toda a Finlândia. Cinquenta pessoas acompanharem uma equipa com 15 graus negativos para ver um jogo de futebol numa terra distante (normalmente os clubes visitantes não levam público) não é normal. Por isso, temos que os respeitar muito e dar tudo pelo crescimento do clube, que vai de vento em popa. Este ano, estabelecemos objectivos muito elevados que vão de encontro às nossas ambições mas que, ao mesmo tempo, são realistas. Queremos ser campeões da 5.ª divisão finlandesa (se possível com a melhor defesa do campeonato e sem derrotas de novo); chegar o mais longe possível na Taça, para dar uma projecção nacional ao clube; e, tentar chegar à final da Taça Regional, onde só participam equipas até à 3ª divisão que penso estarem ao nosso nível se jogarmos o que sabemos.


Tiago Ramalho está
em recuperação na Cova da Piedade


Curiosidades 1: a primeira fase da nossa Peimari Arena está pronta. Poderemos agora praticar futebol indoor durante os longos invernos. É um projecto único, já que não é normal os clubes aqui terem as suas próprias arenas, que são geralmente municipais ou privadas, mesmo para os clubes da 1.ª liga. A segunda fase vai avançar assim que tenhamos verbas para instalar ginásio, saunas, balneários, cafeteria, cadeiras na bancadas, etc.

Pedro Cardoso jogou com roupa interior especial, porque
é muito perigoso para a posição de guarda-redes
estar parado tanto tempo com aquela temperatura  
Curiosidades 2: o nosso único jogo de preparação para a Taça foi feito também num campo aquecido mas começou as 20h com 16 graus negativos e acabou perto das 22h já com -18. Foi uma experiência incrível para o Pedro Cardoso (GR) e para o Adimar Neves que não estão habituados ao clima, mas adaptaram-se bem. Ganhámos por 3-0 e eles fizeram um bom trabalho defensivo. O Pedro jogou com roupa interior especial, porque é muito perigoso para a posição de guarda-redes estar parado tanto tempo com essa temperatura e todos bebemos bebidas quentes ao intervalo.

Curiosidades 3: O Tiago Ramalho vai-se juntar a nós somente a 28 de Fevereiro porque infelizmente ainda se encontra em recuperação da operação ao joelho. Neste momento, está a trabalhar arduamente com o preparador físico do GD Cova da Piedade, Hugo Falcão, que está a fazer um excelente trabalho. Quero também deixar um agradecimento ao clube, que nos recebeu sempre de portas abertas, dando oportunidade ao Adimar e Tiago, para usarem o campo/ginásio nas nossas férias, diariamente.

Curiosidades 4: o treinador novo, André Miranda, vem de Leiria, e vai chegar à Finlândia no próximo sábado, começando o trabalho imediatamente com a equipa de Juniores C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here