1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» ARRENTELA 0 BANHEIRENSE 2 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» ARRENTELA 0 BANHEIRENSE 2

Arrentela jogou mais de 70 minutos com menos um jogador

Expulsão de Nhaga facilitou tarefa da equipa da Baixa da Banheira

O Banheirense, que foi ganhar à Arrentela por dois a zero, continua a surpreender. A equipa de Ricardo Pardal que na semana anterior havia eliminado o U. Santiago da Taça AF Setúbal e que nos últimos cinco jogos para o campeonato tem um registo de três vitórias e dois empates, fruto do seu excelente desempenho já está no 7.º lugar da tabela classificativa uma posição bastante meritória para quem acabou de chegar à 1.ª Divisão Distrital.

Em relação ao jogo pode dizer-se que foi o Arrentela que entrou melhor e que controlou o jogo no primeiro quarto de hora mas, depois, sobretudo a partir da expulsão de Nhaga, tudo acabou por ser diferente porque a equipa da Baixa da Banheira passou a comandar as operações embora sem criar grande perigo resultando daí o nulo ao intervalo.

Mas, voltando um pouco atrás, importa referir que o jogo ficou marcado por algum excesso de rigor do árbitro David Demétrio que terá exagerado na cor do cartão mostrado a Nhaga. A falta cometida talvez fosse merecedora do amarelo mas a amostragem do vermelho foi na verdade um castigo demasiado pesado para o jogador e para o Arrentela que passou a jogar a partir dos 19 minutos com menos um jogador. Esta situação terá decerto causado alguma instabilidade na forma de actuar do árbitro que logo a seguir deixou passar em claro uma grande penalidade a favor do Banheirense.

Na segunda parte, a equipa da Baixa da Banheira pegou logo no jogo e logo aos três minutos colocou-se em vantagem com um golo de Ramirez que concluiu com êxito um cruzamento efectuado do lado direito do seu ataque. O Arrentela, já debilitado em termos psicológicos, não conseguia reagir e passado pouco sofreu o segundo golo desta vez marcado de cabeça por Euclides, após cruzamento do lado esquerdo. Apostando na velocidade e grande mobilidade dos seus jogadores o Banheirense colocava em constante sobressalto a defensiva da equipa visitada que passou por muitos momentos complicados e não fosse a grande desperdício dos banheirenses o resultado até poderia ter sido mais dilatado.


JOSÉ CARLOS SANTOS, treinador do Arrentela:

“Esta expulsão é caricata e própria de quem não tem qualidade”

“Com 11 nunca perderíamos este jogo. Mais uma vez ficámos com 10 logo na primeira parte de forma perfeitamente despropositada porque o árbitro dá o vermelho directo ao jogador do Arrentela quando este nem sequer tocou no adversário. Infelizmente o futebol distrital está a passar por uma fase muito engraçada porque quem não chora não mama e esta equipa do Banheirense tem um treinador que todas as semanas diz o pior possível dos árbitros e diz que joga contra tudo e contra todos. Desta vez, tenho a impressão que jogou com todos a seu favor. Neste caso, gostaria que fosse sincero e que reconhecesse que não havia razão para ser mostrado o vermelho directo que nos deixou reduzidos a 10 jogadores. No início da segunda parte eles fazem dois golos mas continuo a dizer com 11 nunca perderíamos este jogo. Agora, com uma equipa de arbitragem deste nível não tivemos qualquer hipótese. Mas, claro está, a culpa não é bem dos árbitros mas sim da falta de árbitros que dá origem a que a qualidade seja muito baixa. Eu compreendo que quem está à frente da arbitragem distrital tem dificuldade em arranjar árbitros e depois tem que aproveitar o restolho; ou seja, o que não presta, para continuar a ter árbitros para apitar os jogos. Depois da expulsão o Banheirense tomou conta do jogo porque é uma equipa com qualidade mas se jogássemos de 11 contra 11 certamente teríamos disputado o jogo até ao fim. Resta-nos continuar a trabalhar e dizer que tenho orgulho nesta equipa que dá tudo o que pode em campo. Se calhar no próximo jogo para poupar trabalho aos árbitros o melhor é começar o jogo só com dez jogadores porque assim já não é necessário expulsar ninguém, como infelizmente tem acontecido. Esta expulsão é caricata e própria de quem não tem qualidade”.



Ricardo Pardal, treinador do Banheirense:

“Neste jogo há dois lances capitais: a expulsão do jogador do Arrentela e um penalti não assinalado a nosso favor”

“Sabíamos que era um campo complicado porque na época passada éramos adversários e era sempre difícil jogar aqui porque se trata de uma equipa muito aguerrida e muito agressiva, às vezes mesmo para além do que a lei permite. Os jogadores do Arrentela parece que abusaram nesse sentido. Tenho vários jogadores com mazelas por causa dessas entradas. De qualquer forma, penso que se trata de uma vitória que não merece contestação porque fomos superiores e dominámos. Entrámos mal na partida, fruto também da agressividade e da pressão que o Arrentela fez. Depois surgiu a expulsão de um jogador adversário e logo a seguir um penálti flagrante a nosso favor que o árbitro entendeu não marcar, não sei porquê. A partir daí o jogo foi totalmente dominado por nós, embora nem sempre da melhor forma. Na primeira parte praticámos um futebol confuso e trapalhão mas ao intervalo rectificámos fazendo uma alteração que veio dar mais profundidade à equipa e os golos acabaram por surgir com normalidade. Na segunda parte jogámos praticamente sempre no meio campo do Arrentela. No caso da expulsão, o lance ocorreu mesmo junto a mim, é uma entrada fora da lei e perigosa. Entendo que é uma questão de interpretação do árbitro. Eu, sinceramente não teria expulsado, tinha dado um amarelo e avisava o jogador. Penso que isto foi causado pela arbitragem que tem 3 ou 4 lances muito duros antes desta expulsão, acaba por não dar cartões aos jogadores, foi permitindo que a agressividade fosse crescendo e depois numa bola dividida em que o jogador do Arrentela vai com o pé por cima e comete falta no meu entender par amarelo. Mas temos que respeitar assim como respeito o facto de no minuto seguinte não ter assinalado uma penalidade do tamanho do mundo a nosso favor. Neste jogo há dois lances capitais, se ele erra na expulsão também erra ao não ter assinalado o penalti. Não percebo as queixas do treinador do Arrentela, tal como não percebo que quando da expulsão o árbitro tenha sido empurrado por toda a equipa do Arrentela, tal como não percebo a agressividade excessiva que os jogadores do Arrentela põem em campo. Se um treinador é conivente com este tipo de atitude eu na minha equipa não promovo isso, nem nunca irei promover, são opiniões”.



FICHA DO JOGO

Jogo no Complexo Desportivo da Boa Hora, em Arrentela
ÁRBITRO: David Demétrio (Núcleo do Barreiro), auxiliado por Ruben Dimas e Nataniel Rodrigues

ARRENTELA: Jesus; Brito, Sidney, João Gémio, Jorge Santos (cap), Migas, Samuel (Didi, 71’), Sanches (Rocha, 50’); Hélder Leal (Fabiano, 62’9, Dário e Nhaga.
Suplentes não utilizados: Maruilsson, Antunes, Tiago e Mauro
TREINADOR: José Carlos Santos

BANHEIRENSE: De Andrade; Honório, Hernâni (cap.), Euclides, Morgado; Abu, Tiago Dias, Celestino; Marinho (Eliseu (77’), Nico e Ramirez (Xuxa, 61’).
Suplentes não utilizados: Pedro Santos, Inácio, Colaço, Palma e Racha
TREINADOR: Ricardo Pardal

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1, Ramirez (48’); 0-2, Euclides (50’)
Disciplina: cartão amarelo para Ramirez (29’), Migas (50’), Samuel (68’), Rocha (88’) e Abu (90+1). Vermelho directo para Nhaga (19’).

3 comentários:

  1. no jogo com o fabril parecia caça ao homem ,ai já foi normal.

    ResponderEliminar
  2. Srº Ricardo Pardal, os estrategas do xadrez, como qualquer jogo que requeira envolvimento intelectual e utilização de uma parte substancial do cérebro, astucia e inteligência, necessitam de antecipar 3 jogadas para interpretar e vencer o adversário...o futebol beneficia de uma ciência similar, principalmente para os intervenientes indirectos no jogo como é o seu caso, ao longo deste campeonato tem demonstrado rigor táctico, perspicácia na hora de decidir e carisma competitivo...grande parte dos argumentos para se tornar um bom treinador estão reunidos, não necessita de fim de semana após fim de semana se envolver em picardia verbal com treinadores, dirigentes, arbitragens, comissão de gestão patrimonial do concelho, utilize uma percentagem muito pequena da inteligência despendida na organização da equipa para dosear o "show" que cria todas as semanas...porque existe uma barreira muito curta entre uma besta e um bestial.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde e agradeço os seus conselhos.......mas não entendo o porquê de nao se identificar,ficava-lhe bem!

    ResponderEliminar

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here