PORTUGUESES LÁ POR FORA… Futebolistas da margem sul do Tejo fazem sucesso na Finlândia - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 12 de outubro de 2013

PORTUGUESES LÁ POR FORA… Futebolistas da margem sul do Tejo fazem sucesso na Finlândia

Há clubes profissionais interessados em pelo menos um deles

Foram campeões nacionais só com vitórias, com o melhor ataque e a defesa menos batida


Diogo Nobre, mais um treinador português a fazer sucesso no estrangeiro
O Peimari United, da Finlândia, equipa treinada por Diogo Nobre onde alinham também os nossos conterrâneos Pedro Cardoso (ex-Almada), Adimar (ex-Beira Mar de Almada) e Tiago Ramalho (ex-C. Piedade) conseguiu um feito deveras notável naquele país. Ao título de campeão conquistado a três jornadas do fim a equipa orientada pelo técnico nascido em Corroios juntou também um facto extremamente importante, chegar ao fim do campeonato somente com vitórias, com o melhor ataque e a defesa menos batida. Dir-se-ia que seria quase impossível fazer melhor. Por isso, de parabéns estão não só todos os portugueses que foram peças fundamentais na manobra da equipa mas também os restantes elementos do grupo de trabalho onde se incluem naturalmente os jovens finlandeses que evoluíram de forma bastante positiva ao longo da época.

Concluído o campeonato, chegou a altura de fazermos o balanço da época. E para falar sobre isso, ninguém melhor que Diogo Nobre, o grande responsável do êxito alcançado pelo clube finlandês que tem um projecto muito interessante e deveras ambicioso a nível desportivo.

“Jogadores mereceram os louros”

Foi uma época brilhante que culminou com o título de campeão!
A festa dos campeões...
Sim, não me canso de dizer que o plantel teve um comportamento brilhante durante todo o ano. Os jogadores mereceram todos os louros que tiveram. Nos últimos dois jogos experimentámos vários jogadores juniores para preparar já a próxima época e, por isso sofremos cinco golos. Provavelmente já não somos a melhor defesa da Finlândia, em todos os campeonatos, mas mesmo assim, temos um registo incrível de 91 golos marcados (embora nos retirassem 11 dos 2 jogos que jogámos contra o PIF, equipa que desistiu) e apenas oito golos sofridos. Todo o plantel esteve à altura e houve muitos miúdos nascidos em 95 e 96 que ganharam uma confiança enorme nas suas próprias capacidades que vão ser a base do sucesso para os próximos anos. Os últimos dois jogos foram a mostra disso. Estivemos a perder 2-1 num e 3-1 no outro e ganhámos ambos no último minuto porque acreditámos sempre.

Chegar ao fim só com vitórias foi um feito deveras notável!
Penso que será um feito que tanto eu como todos os jogadores nunca mais vamos esquecer até ao fim das carreiras. Em 2007/08 já como treinador, estive perto de atingir isso com os infantis o CD Olivais e Moscavide, fizemos a primeira fase inteira, desde Setembro a Fevereiro sempre a ganhar, mas no último jogo perdemos fora com o Benfica. Creio que nunca aconteceu isto a ninguém no plantel e que vai ser muito difícil acontecer de novo no futuro. Somos ambiciosos, é certo, mas também somos realistas, porque de ano para ano o nível competitivo vai aumentando e é muito difícil voltar a ter mais um ano como este.



“Portugueses trouxeram
uma alegria diferente ao balneário”


Adimar foi uma das peças-chave...
O contributo dos jogadores portugueses foi importante para a concretização do objectivo?
Claro que sim. Como já disse, cada um deles foi vital para esta época, sendo que o Tiago contribui com muitos golos / assistências e o Adimar e o Pedro para a nossa solidez defensiva, que foi a grande base para a vitória no campeonato. Mas, mais que isso, estes três jogadores trouxeram também uma alegria diferente ao balneário, assim como intensidade nos treinos e principalmente confiança nas suas capacidades. O nosso plantel era muito jovem mas com algum potencial e como os rapazes finlandeses têm baixa auto-estima por natureza, a equipa não estava a produzir o que eu achava ser possível. Depois de jogarem ao lado dos nossos portugueses, alguns dos jogadores finlandeses começaram a acreditar mais neles próprios, tanto a nível colectivo como a nível individual, procurando sempre produzir um pouco mais porque viam os nossos rapazes dar sempre tudo à equipa. Posso contar, por exemplo, o caso do nosso ponta de lança que fez três golos na liga o ano passado e este ano fez 17; assim como o capitão (médio centro) que fez 2 golos e 3 assistências o ano passado, e este ano 12 golos e 7 assistências. No caso do Pedro, que foi treinador de todos os guarda-redes do clube, foi notável a sua influência nos jovens jogadores de todos os escalões que evoluíram muito tanto a nível técnico como de ritmo de treino/jogo.

Qual o balanço geral que faz da época desportiva?
Muito bom. Não só a nível competitivo onde ganhámos dois títulos (seniores e infantis) em cinco campeonatos, mas também a nível formativo. Demos oportunidade a seis jovens nascidos em 96 e 97 de se estrearem na equipa sénior, depois de outros três de 96 (mais desenvolvidos fisicamente) que já pertenciam ao plantel desde o ano passado. Fizeram todos bastantes minutos. Nas camadas jovens estamos a promover nas idades difíceis da adolescência (juvenis e iniciados) valores fortes a nível de compromisso com o clube e equipa, criando também os futuros líderes com mais responsabilidades (capitães) e regras de disciplina concretas nos plantéis, sendo que tudo isto era muito pouco abordado na Finlândia. Nos infantis, o ensinamento dos quatro princípios de jogo que achamos fundamentais para posteriormente os jogadores poderem ter mais sucesso no futebol de alto rendimento, é também uma inovação neste país. Acrescentando a isto importa dizer que a nossa arena indoor está quase pronta (fim de Novembro) e que o projecto das escolas está a ser um sucesso sendo acompanhado agora pela imprensa local. Posso dizer que foi uma época incrível não só a nível desportivo, mas para todo o clube enquanto instituição.


“Espero poder contar com os três na próxima época”


Treinador dá indicações a um dos seus pupilos...
E em relação à próxima temporada. Já há alguma coisa de concreto?
Sim, podemos dizer que vamos entrar pela primeira vez na Taça da Finlândia. Se ultrapassarmos as três primeiras rondas (achamos ser um objectivo difícil, mas realista) podemos ter o prazer de jogar contra equipas da 1.ª liga. Vamos também entrar na taça regional (zona de Turku) onde podemos testar contra equipas até à 3.ª divisão e vamos ainda inscrever uma equipa no campeonato de futsal de Inverno, onde atingimos a promoção o ano passado, jogando agora a 4.ª divisão. Este campeonato é só para manter a forma durante o rigoroso Inverno finlandês, até termos a nossa arena indoor pronta e começarmos o futebol. Sobre os jogadores portugueses espero poder contar com os três na próxima época. Vou fazer todos os esforços para que isso aconteça e até ao final do mês vamos tentar apresentar propostas concretas. Eles representam muito para este plantel como já expliquei e são um grande símbolo desde projecto. Infelizmente não depende só de mim a continuação deles, porque existem orçamentos que têm de ser cumpridos e também clubes profissionais interessados pelo menos num deles. Da minha parte, espero poder contar com eles o máximo de épocas possível. Reforços por agora talvez só um treinador novo. Estamos a tentar trazer uma terceira pessoa porque o clube está a crescer e precisamos de mais ajuda. Em princípio, vamos abrir uma equipa nascida em 2003, e pela primeira vez há a hipótese de formar também uma equipa feminina com a mesma idade, mas de momento ainda não há confirmação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here