DESPORTO»» Câmara Municipal do Seixal foi proposta para Prémio Internacional - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DESPORTO»» Câmara Municipal do Seixal foi proposta para Prémio Internacional

PELO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

O Comité Olímpico de Portugal decidiu atribuir o prémio "150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida" à Câmara Municipal do Seixal, pelos serviços prestados ao desporto nacional ao longo dos últimos anos, onde se incluem, para além de algumas infra-estruturas de excelência, vários projectos de desenvolvimento de modalidades desportivas, num total de 16, entre outros programas de desenvolvimento desportivo, que envolveram ao longo dos últimos três anos, mais de 200.000 pessoas.

Tendo em conta o tema do prémio deste ano, "150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida", a escolha do COP visou premiar uma instituição que apresentasse um percurso de promoção e educação através do desporto como elemento de formação cívica.

A edilidade do Seixal encaixa nesse perfil, uma vez que tem valorizado a dimensão e importância do desporto para o desenvolvimento social, económico e cultural da cidade, assumida desde os alvores do poder democrático local em Portugal, através de um trabalho de várias décadas, único e pioneiro no país, focado na generalização da prática desportiva, no apoio ao associativismo desportivo, no desenvolvimento do parque desportivo e na qualificação das competições desportivas, com notáveis resultados alcançados.

Os municípios são hoje um elemento absolutamente decisivo na sustentabilidade do desporto português, nos seus vários subsistemas e níveis de prática desportiva. Valorizar os exemplos daqueles que seguem políticas de excelência neste domínio representa um compromisso que o COP não pode ignorar.
Após validação pelo COI da proposta apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal, será anunciada a data em que decorrerá a cerimónia de entrega do prémio à Câmara Municipal do Seixal.

PRÉMIO ANUAL DO COMITÉ OLÍMPICO INTERNACIONAL

O Comité Olímpico Internacional (COI) tem lançado anualmente, desde 1985, um troféu baseado em diversos temas atuais. Este troféu é disponibilizado a cada Comité Olímpico Nacional (CON), o qual é responsável por identificar e escolher a entidade a galardoar com o troféu no seu território.

Celebra-se neste ano o 150.º aniversário do nascimento do Barão Pierre de Coubertin. Prestando-lhe tributo, o troféu tem neste ano o seu nome. Neste sentido, o COI incentivou os CON's a organizar uma cerimónia para entrega do troféu e convidou-os a apresentar, a partir de agosto de 2013, destinatários para este troféu.

Desde 1997 foram várias as personalidades desportivas e entidades portuguesas galardoadas com o Troféu COI, pelo que importa dar continuidade a este processo, como forma de prestigiar e valorizar o trabalho daqueles que se destacam nos mais variados domínios do fenómeno desportivo.


LISTA DE VENCEDORES DO TROFÉU COI:

1997 - Ética Desportiva - Eusébio da Silva Ferreira
1998 - Desporto para todos - INATEL
1999 - Desporto e Educação - Teotónio de Lima
2000 - Desporto e Voluntários - Movimento Associativo Desportivo
2001 - Desporto e Bem Estar - Câmara Municipal de Oeiras
2002 - Excelência Desportiva - Fernanda Ribeiro (Atletismo)
2004 - Desporto e Comunicação Social - Rodrigo Pinto (a título póstumo)
2005 - Fair-Play - Ticha Penicheiro
2006 - Desporto e Comunidade - Sport Algés e Dafundo
2007 - Desporto e Promoção do Olimpismo - Câmara Municipal de Rio Maior
2008 - Desporto e Juventude - Academia Olímpica de Portugal
2009 - Desporto e Luta contra o Doping - Laboratório de Análises Antidopagem
2010 - O desporto como facto de inspiração da juventude - COMPAL AIR, parceria entre a Federação Portuguesa de Basquetebol e a marca Compal, com o apoio do Desporto Escolar
2011 - Desporto e Responsabilidade Social - Associação Nacional de Municípios Portugueses

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here