SEIXAL»» Benfica e Câmara Municipal já assinaram o protocolo - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

SEIXAL»» Benfica e Câmara Municipal já assinaram o protocolo

Benfica alarga centro de estágio
e Seixal fica com um estádio municipal

A Câmara Municipal do Seixal e o Sport Lisboa e Benfica assinaram esta sexta-feira, dia 28 de Junho, no auditório dos Serviços Centrais, um protocolo que irá permitir a ampliação do centro de estágio – Caixa Futebol Campus e criar um estádio municipal.

Com a concretização do protocolo, assinado por Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira por parte do Benfica e Alfredo Monteiro em representação do município, o Centro de Estágio será dotado com mais dois campos que lhe permitirão maiores valências na formação e melhores condições de treino para as suas equipas e a Câmara Municipal de Seixal passa a contar com mais um campo de treino e um estádio municipal que permitirá melhores condições para a actividade desportiva das colectividades do concelho, nomeadamente o Seixal Futebol Clube.

Neste sentido, o Sport Lisboa e Benfica vai entregar à Câmara Municipal do Seixal, após obras de recuperação, o antigo Estádio do Bravo que terá um novo relvado [sintético] e as infraestruturas que o servem, compostas por recinto desportivo com campo de jogos, bancadas e balneários. Em contrapartida, o município do Seixal irá disponibilizar uma área para equipamentos desportivos com 35 500 m2, sendo que destes, 25 mil serão cedidos ao Benfica para a construção de dois campos de treino e respectivas infraestruturas. No terreno remanescente o Benfica irá construir um campo de futebol que irá substituir o actual pelado do Albano Narciso Pereira, infraestruturas que serão entregues à Câmara Municipal para serem utilizadas também na formação e actividades desportivas dos mais jovens.

 Importa ainda dizer que o Benfica gastou com a transacção cerca de dois milhões, duzentos e sessenta mil euros (530 mil com a aquisição do Estádio do Bravo, 767 mil com a sua recuperação e 963 mil com o novo a construir) enquanto a Câmara Municipal cedeu aquela parcela de terreno no valor de um milhão, quatrocentos e quarenta e um mil euros. Portanto, um negócio altamente rentável para o município que fica também muito mais valorizado em termos de infraestruturas desportivas. No protocolo ficou também estabelecido que a Câmara cederá as suas instalações quando solicitadas pelo Benfica que ficará com o encargo da manutenção quer do Estádio do Bravo quer do campo municipal a construir.





 Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica:

 “Benfica passou a ser uma bandeira do Seixal” 

Veja o vídeo


A cerimónia começou com uma intervenção do vice-presidente e actual vereador do pelouro de desporto da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos que esclareceu alguns pormenores sobre o teor do protocolo e localização dos novos campos. Depois foi a vez de Luís Filipe Vieira que começou por realçar as excelentes relações entre o clube e o município: “ No Seixal, o Benfica sente-se em casa. O grau de colaboração que temos mantido com os vereadores e com o presidente desta Câmara tem sido exemplar a todos os níveis, e tem-nos permitido desenvolver parcerias que beneficiam o concelho e o Sport Lisboa e Benfica. O futuro do Seixal, como de qualquer outro concelho em Portugal, tem de assentar na diversificação das ofertas e na requalificação do tecido urbano e o Caixa Futebol Campus serviu precisamente para requalificar uma parte da área urbana do Seixal e para diversificar a oferta do concelho. Desta forma, o Benfica passou a ser, desde Setembro de 2006, uma bandeira do Seixal, algo que estou certo é motivo de orgulho para esta autarquia. Mas mais, o Caixa Futebol Campus passou a ser uma estrutura que aumentou a notoriedade do concelho a nível internacional, tantos são os clubes que nos visitam para verem o exemplo do que aqui foi construído. O Benfica e esta autarquia estabeleceram, desde o primeiro dia em que decidimos construir o Caixa Futebol Campus, uma relação equilibrada e muito rigorosa entre a preservação do património, o respeito pelo meio ambiente e a requalificação urbana. É verdade que as necessidades que o Benfica tinha em 2006 eram bem diferentes daquelas que temos neste momento, e por isso, há mais de um ano, de forma paciente, com os vereadores e com o presidente Alfredo Monteiro, temos vindo a trabalhar numa solução de ampliação do Caixa Futebol Campus, mas também numa solução que não deixasse a população do Seixal de fora porque o Benfica está cá como parceiro e não como mero convidado. O Benfica já é um clube do Seixal e este protocolo é bem prova disso. Por tudo o que atrás ficou expresso, tenho orgulho que, em resultado deste protocolo, o Seixal passe a ter um estádio municipal que até agora não tinha e que estou certo a sua população irá valorizar”. E, a concluir o elogio a Alfredo Monteiro. “Este é o seu último mandato. Por isso, quero aproveitar esta oportunidade para dar o meu testemunho público da sua dedicação a este concelho pela maneira como sempre defendeu de forma convicta os interesses do Seixal, sempre de forma séria e leal. Um autarca que honra a política e o poder local”.

 Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal:

 “Sentimos orgulho por ter o Benfica no concelho” 

 “A presença do Benfica tem prestigiado o concelho do Seixal porque se trata de um clube que é também um embaixador da diáspora dos portugueses que estão por esse mundo fora. Luís Filipe Vieira tem sido a alma de um projecto que garantiu sustentabilidade, património e um bom futuro. Este é o resultado de um projecto construído em parceria e com uma cooperação exemplar, entre a CM Seixal e o SL Benfica, na forma como sempre trabalhámos na procura de soluções e em relação à forma e ao modelo deste centro de estágio. O Benfica veio dar mais qualidade a toda a frente ribeirinha e a esta magnífica baía do estuário do Tejo e veio também contribuir para a promoção e desenvolvimento do concelho do Seixal. Sentimos orgulho por ter o Benfica no concelho do Seixal. Este protocolo significa que foi possível ao Benfica alargar o seu centro de estágio correspondendo à necessidade de ter mais jovens e fazer um melhor trabalho e para o município a possibilidade de construirmos em conjunto um estádio municipal que significa que neste caso significa a recuperação do Estádio do Bravo, que tem seis décadas de história. Portanto, o Seixal Futebol Clube vai ser também um parceiro importante neste projecto porque vai ter também melhores condições com a construção de um novo campo para treinos e beneficiar da utilização do estádio municipal”.


Joaquim Santos, vereador do pelouro de desporto:

“Dentro de um ano deveremos ter
as novas infraestruturas a funcionar” 

No final, Joaquim Santos esclareceu algumas dúvidas sobre a calendarização das obras: “Com a concretização deste protocolo vai agora iniciar-se um processo de execução de projectos. Isto é, já estão a ser feitos alguns estudos prévios mas os projectos de execução só agora vão começar. Prevê-se que por volta de Setembro estejam já concluídos. Depois de aprovados pelo município e pelo Benfica, as obras começarão então a ser feitas havendo um prazo de seis meses para a sua execução; ou seja, para a construção de três campos de futebol e requalificação do Estádio Municipal. Por isso, creio que no máximo dentro de um ano deveremos ter as novas infraestruturas a funcionar”.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here