EDUARDO SANTOS VAI LANÇAR PROJECTO INOVADOR NA REGIÃO - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 14 de junho de 2013

EDUARDO SANTOS VAI LANÇAR PROJECTO INOVADOR NA REGIÃO

Empresa de Scouting para observação e análise de equipas e jogadores


O conceituado treinador, que já andou pelos campeonatos nacionais, está receptivo a propostas que possam surgir mas para já o seu principal objectivo passa pela criação de uma empresa que tem por objectivo facilitar o trabalho dos treinadores e de todas as equipas da 1.ª e 2.ª Divisão Distrital. 

Eduardo Santos, 55 anos, ex-Diretor Bancário de profissão e empresário de sucesso, é também treinador de futebol. Possui o III Nível da UEFA Pro que lhe dá acesso a clubes da I Liga, já andou pela 2.ª Divisão Nacional (Amora), 3.ª Divisão (Seixal) e campeonatos distritais. Depois de ter treinado o Arrentela, na última época foi o técnico escolhido para treinar o Paio Pires na 1.ª Divisão da AF Setúbal clube que acabou por abandonar por iniciativa própria devido a problemas de ordem interna que não permitiram dar continuidade ao trabalho que até então vinha decorrendo de forma perfeitamente normal. Neste início de época já teve alguns contactos mas nenhum deles se concretizou e por essa razão continua sem clube para treinar mas nem por isso se encontra afastado do futebol. Antes pelo contrário, embora se mostre receptivo a propostas que possam surgir, tem agora também entre mãos um novo projecto inovador na região. A criação de uma empresa de Scouting que consiste na observação das equipas da 1.ª e 2.ª Divisão Distrital que servirá para apoiar os clubes e os treinadores no desempenho das suas funções e também na observação de valores que possam despontar no mundo do futebol.

 Projecto inovador nos campeonatos distritais 

Depois de uma saída precoce do Paio Pires, o que é que tem feito? Nunca me afastei do futebol. Tenho feito análise e visto muitos jogos para não perder o contacto com as equipas, estar por dentro do campeonato e também com vista à criação de um projeto que está em desenvolvimento e em breve vai arrancar. Estou a falar de uma empresa de Scouting que criei e irá funcionar em breve, a nível da 1.ª e 2.ª Divisão Distrital.

Ao que consta será um projecto inovador aqui na região 
Creio que sim. Para o futebol distrital será um projecto pioneiro a nível nacional. Temos conhecimento que a nível dos campeonatos nacionais já existe uma ou duas empresas mas a nível dos campeonatos distritais não temos conhecimento da existência de nenhuma. Em breve serão dadas mais notícias, mas o projecto já está em fase muito adiantada.

Em que consiste o projecto e em que moldes vai funcionar? 
Vai trabalhar na observação de todas as equipas da 1.ª e 2.ª Divisão Distrital com pessoas capazes de reconhecido valor no desporto e, neste caso particular, no futebol, com professores, educadores e treinadores com carteira profissional. Não serão leigos. O nosso objectivo é observar todos os jogos para depois disponibilizarmos relatórios de observação e análise para os clubes que pretenderem saber como jogam os seus adversários. Com os dados contidos neles, as equipas tem uma base de dados completa sobre o seu desempenho a cada jogo realizado. Assim, a equipa técnica tem um importante referencial para melhorar o desempenho nos jogos e até mesmo nos treinos. Outro dos objectivos é observar também alguns valores que possam despontar nestes campeonatos.

Será um trabalho altamente sigiloso? 
Terá que ser mesmo assim. Para facultarmos a um clube que nos peça um relatório sobre uma determinada equipa é óbvio que tem que haver sigilo. Os elementos que compõem a equipa de observação farão a análise dos jogos, mas a compilação e a elaboração do relatório passa apenas por uma pessoa que neste caso sou eu porque serei o responsável máximo pelo grupo de trabalho. Só eu é que saberei quem nos solicita o relatório e quem é o destinatário.

 Clubes serão convidados
 para um briefing de apresentação

É para começar já no início da nova temporada? 
Sim. Iremos começar a trabalhar muito em breve. Logo que possível iremos fazer um briefing para qual serão convidados todos os clubes da 1.ª e 2.ª Divisão Distrital, nomeadamente dirigentes e treinadores, para lhes dar a conhecer a área e o trabalho que vamos desenvolver. Sabemos que há muitos clubes que gostavam de observar o adversário mas não têm condições para isso ou ninguém disponível para o fazer. Nós, estamos cá para prestar esse serviço sempre com o máximo de sigilo.

Pela forma como fala do novo projecto dá a ideia que deposita uma grande esperança nele. 
Sim, muita esperança mesmo, porque se trata de uma mais-valia para todos os clubes, mas principalmente para aqueles que apostam numa subida de divisão e que precisam de possuir o maior número de dados sobre o(s) adversário(s). O nosso trabalho terá uma base muito sólida porque será desenvolvido por pessoas válidas, conhecedoras do futebol e com carteira profissional. Como é que se vai chamar a empresa? A empresa já tem nome mas ainda não é conveniente divulgar porque estamos a aguardar que seja emitido o cartão de pessoa colectiva, pelas entidades competentes. Muito em breve serão dadas mais informações.

 “O futebol é o meu vício” 

E se entretanto surgir algum clube para treinar? 
Estarei sempre disponível. O futebol é um vício terrível que sem o qual não consigo passar. Quem vive o futebol 24 horas por dia como eu, não é possível deixá-lo. Portanto, estarei sempre disponível para abraçar um projecto desde que seja válido, coerente e objectivo.

E neste defeso já apareceu alguém interessado? 
Houve algumas conversações mas não se passou daí. Como já disse, estou receptivo a propostas desde que os projectos sejam credíveis; ou seja, de alguém que queira fazer algo de muito positivo. Já andei pela 2.ª Divisão Nacional, pela 3.ª Divisão e pelos campeonatos distritais, portanto não terei qualquer pejo em trabalhar seja em que clube for. O importante é mesmo a qualidade do projecto. Sou um treinador com o III Nível da UEFA Pro que dá acesso a clubes da I Liga, estou disponível e preparado para trabalhar em qualquer divisão porque o futebol é o meu vício.

Nota: para qualquer esclarecimento aqui fica o seu contacto, 968 084 516

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here