ALMADA»» Complexo Desportivo do Pragal fez 70 anos - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ALMADA»» Complexo Desportivo do Pragal fez 70 anos

Foi inaugurado a 30 de Maio de 1943 

Actualmente é o único estádio do concelho com relva natural 


Fez precisamente 70 anos, a 30 de Maio de 1943, que o então designado Campo Atlético do Pedreirense Futebol Clube foi inaugurado.

Rebaptizado muito mais tarde com a designação actualmente conhecida de Complexo Desportivo do Pragal, após à sua adquisição pelo Almada Atlético Clube, na sequência da herança que se procedeu ao nascimento do clube, e que se concretizou através da fusão dos então grandes rivais da vila de Almada, o Pedreirense FC e o União Sport Club Almadense.

O estádio já teve várias designações ao longo dos anos como Campo Atlético do Pragal, Campo do Moinho, Campo Atlético António Nunes Castanheira e o actual Complexo Desportivo do Pragal. Na altura da sua inauguração era um dos melhores ao nível do concelho e até mesmo do distrito, e ainda hoje goza da mesma inspiradora paisagem sobre o tejo que facilmente nos fica na memória.

Actualmente é o único estádio a dispor de campo relvado natural pertencentes a clubes desportivos em competição no concelho e foi recentemente reabilitado em muitas das suas valências, como a construção e remodelação dos bares de apoio, um dos quais com esplanada para o Tejo, passadiços em granito, reabilitação da canalização de água, colocação de novas torres de iluminação e de uma pala para abrigo da chuva sobre a arquibancada principal.

No dia de inauguração o Pedreirense FC teve a honra de inaugurar o campo, com um jogo que se realizou por volta das 16 horas, com o seu então vizinho União Piedade Futebol Clube, (também conhecido pelo epíteto de “Espanhóis”, devido às cores do seu equipamento) clube entretanto extinto para dar origem ao actual Clube Desportivo da Cova de Piedade. Infelizmente não temos a informação do resultado final do jogo, pelo que se alguém tiver essa informação agradecíamos a sua divulgação.

Participaram também nesta inauguração em jogo disputado pelas 18 horas desse mesmo dia, os então celebres Grupo Desportivo “Os Fósforos” e o Marvilense Futebol Clube.

 Veja aqui reportagem fotográfica detalhada:

O Almada Atlético Clube deixa aqui um repto para quem dispõe de fotografias antigas do estádio que as façam chegar ao clube através do seguinte email: museu.almadaac@gmail.com para a posterior publicação.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here