LOBATOS FOOT - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

LOBATOS FOOT

AMORA - Escola Pedro Eanes Lobato

Lobatos Foot continuam a dar que falar 

 Com patrocínio já assegurado para os próximos dois anos os Lobatos Foot têm já garantida a sua presença na Gothia Cup (Suécia), Dana Cup (Dinamarca) e I Torneio Internacional da Madeira de Futebol Juvenil.


Prof. Armando Lopes, o grande impulsionador do projecto
Os Lobatos Foot, projecto de desporto escolar desenvolvido pela Escola Pedro Eanes Lobato, em Amora, continuam a dar que falar e a surpreender muito boa gente. O seu percurso, desde a sua criação até aos dias de hoje, tem vindo a evoluir de forma significativa e o resultado está à vista. O professor Armando Lopes, o principal mentor do projecto, não se tem poupado a esforços e o seu trabalho começa a ser apreciado tanto a nível nacional como a nível internacional, sendo exemplo disso mesmo os bons resultados conseguidos no maior torneio de futebol juvenil do mundo que se realiza na Suécia, a Ghothia Cup, e o convite que recebeu para participar em 2013 no I Torneio Internacional da Madeira e no Dana Cup, que terá lugar na Dinamarca. Por se tratar de um projecto deveras interessante que merece ser divulgado, o DIÁRIO DA REGIÃO foi ao encontro do seu grande impulsionador.

 “Fomos uma das equipas que melhor futebol praticou

Professor, qual o balanço que faz de mais um ano de actividade dos Lobatos Foot? 
O balanço é extremamente positivo. A nível desportivo participámos em vários torneios nacionais obtendo vitórias em todos eles. A nível internacional participámos pelo segundo ano consecutivo na Gothia Cup 2012 onde perdemos nos oitavos -de- final com a equipa que seria a vencedora do torneio. O ano passado fomos vice-campeões e este ano tivemos a particularidade de sofrermos apenas um golo em sete jogos e ainda por cima no último minuto de jogo, o qual nos eliminou da prova. Tivemos uma boa participação e fomos referenciados pelos observadores internacionais como uma das equipas que melhor futebol praticou.

Mas também se prepararam bem para isso. 
Sim. O estágio de 10 dias na Ilha de Santa Maria, nos Açores, foi muito importante e ao mesmo tempo gratificante porque para além de nos prepararmos convenientemente com processos de treino mais organizados tivemos também oportunidade de desenvolver outras actividades de carácter social e cultural que foram também muito enriquecedoras para todos os alunos.

 Madeira e Dinamarca são as grandes novidades 

E em 2013 como vai ser? 
Estamos a trabalhar para que seja pelo menos igual a 2012. Mas, neste momento, posso dizer que já estamos um pouco mais à frente do que estávamos nos anos anteriores, dado que temos já garantida a nossa presença, pela terceira vez consecutiva, na Gothia Cup, facto inédito em qualquer equipa portuguesa e também na Dana Cup, que se realiza na Dinamarca.

RECONHECIMENTO. Bons resultados na Suécia
dão passaporte para a Dinamarca
Que é uma novidade. 
Exactamente. A Dana Cup surge na sequência de um convite feito pela própria organização, em Agosto. Eles tinham conhecimento dos resultados que obtivemos na Gothia Cup e como gostavam de ter na próxima edição uma equipa portuguesa fizeram-nos o convite. Iniciámos conversações e acabámos por aceitar sem quaisquer custos para nós. Quer isto dizer que em 2013 vamos participar de 14 a 20 de Julho na Gothia Cup (o maior torneio de futebol juvenil do mundo com 1600 equipas de 80 países) e depois de 22 a 27 no Dana Cup, na Dinamarca, que é o terceiro maior torneio a nível mundial, com 900 equipas. Vamos viver uma nova realidade porque estaremos durante 16 dias nos países nórdicos. Será mais uma experiência e mais um país europeu que ficamos a conhecer.

E também vai haver algum estágio, à semelhança do que aconteceu em 2012? 
O ano passado estivemos no arquipélago dos Açores, na Ilha de S. Miguel e na Ilha de Santa Maria que foi o nosso principal patrocinador. Em 2013 continua a ser nosso parceiro. Mas o nosso grande patrocinador virá da Madeira onde iremos estar durante alguns dias a participar no I Torneio Internacional do Clube de Futebol de Formação da Madeira, recentemente criado.

Trabalho reconhecido 

Tudo isto só é possível devido ao reconhecimento do vosso trabalho 
O nosso orçamento para este ano ronda os 27 mil euros. Se não houvesse reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser feito nestes cinco anos de existência não teríamos o apoio financeiro de firmas e empresas locais, regionais e mesmo nacionais bem como da Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal. O voto de louvor aprovado por unanimidade, em 2011, pela Assembleia de Freguesia também nos encheu de orgulho. E, nesse sentido, é com grande satisfação que podemos anunciar o nosso novo parceiro para 2013 e 2014, a 'PROCURA DE GÉNIOS', que trabalha na área da gestão desportiva, carreira de jogadores e instalação de equipamentos desportivos. Mas, sinal de reconhecimento é também o facto de podermos continuar a contar com todos os nossos anteriores parceiros.

Agora até Julho há um longo caminho a percorrer 
Longo e árduo. Ainda não iniciámos o trabalho de campo porque os miúdos, que são juvenis de primeiro ano, estão a competir nos seus clubes e nós não queremos interferir com o normal desenrolar das suas prestações. Quando os campeonatos estiverem numa fase adiantada e já decididos e os jogadores numa fase de descompressão, então sim avançaremos com um tipo de trabalho diferenciado com vista à concretização dos nossos objectivos. Mas, apesar disso, os Lobatos continuam a encontrar-se em encontros sociais e convívios dentro de um espírito verdadeiramente familiar.

 Passar para o desporto federado é pura especulação

QUALIDADE. Jovens talentos encantam países nórdicos
Este é um projecto que está devidamente enraizado. E, em relação ao futuro há novas perspectivas ou vai continuar assim? 
Quando iniciei este projecto, com este grupo de alunos, era para durar até ao fim do ano lectivo passado porque se tratava de alunos que iam por cá ficar até ao 9.º ano. Neste momento, os alunos já estão no 10.º ano. Portanto, já não temos alunos da Escola Pedro Eanes Lobato mas, por iniciativa e solicitação dos pais, o projecto continua a desenvolver-se em 2012/2013 em moldes idênticos aos anteriores. Nesta altura, há uma grande vontade para que se dê o passo para o desporto federado mas para isso será necessário fazer uma Assembleia Geral para alterar os estatutos, do Clube de Praticantes de Futebol “Lobatos Foot”, porque os actuais não permitem. Portanto, dizer mais que isto é pura especulação. E, depois há que ter em conta que não temos espaço próprio homologado para a prática do futebol de 11 e também o facto de os miúdos terem uma qualidade acima da média, como juvenis de 2º ano, para disputarem a 2.ª divisão distrital de juvenis. Não seria bom para eles nem estaria certamente de acordo com as suas ambições. A ideia passa por continuar a fazer o nosso trabalho com seriedade inseridos num projecto de desporto escolar onde para além do futebol, também o voleibol e o ténis de mesa estão em destaque.

Qual tem sido o segredo de tão grande êxito? 
O segredo passa pela qualidade do trabalho e pelo grande empenho de todos os que nele estão envolvidos desde funcionários da escola, alunos, pais empenhados em colaborar e ajudar, parceiros que nos apoiam financeiramente e suportam em mais de 60% os custos deste projecto, o órgão de gestão da escola, professores e a uma estrutura técnica de qualidade que vai desde treinadores de campo e de guarda-redes a preparadores físicos e nutricionistas. Somos uma família muito grande, e agimos como família que somos querendo todos o melhor para os nossos, é isso que nos distingue. Somos orgulhosamente “Lobatos”!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here